Novas oportunidades? Câmara de Comércio Árabe-Brasileira divulga importantes avanços na relação com o Brasil

Quer saber sobre os principais pontos para entender a relação entre o Brasil e os países árabes? Leia neste artigo e fique por dentro.

O que é a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira?

Com o aprofundamento das relações comerciais entre o Brasil e os países árabes, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira  tem atuado há 69 anos com o objetivo de “conectar brasileiros e árabes e promover o desenvolvimento econômico, social e cultural [...] entre esses dois povos”, se consolidando como um importante instrumento de ligação no mundo dos negócios entre esses povos.

Portanto, o B2BAcademy explora neste artigo as últimas notícias divulgadas pela Câmara que ilustram os esforços e novas oportunidades de negócios intenacionais entre o Brasil e o países árabes.

 

Aumento da demanda árabe por produtos brasileiros

A Câmara tem realizado um trabalho bastante importante de categorização de informações e tem destacado ótimas oportunidades para o mercado brasileiro. Por exemplo, notícia recente, a Câmara destacou a alta na demanda árabe por produtos brasileiros, com lugar especial para os setores de bebidas, alimentos, saúde e cosméticos.

Segundo eles o crescimento foi de 34% em relação a ao primeiro trimestre de 2021, alcançando a casa dos 2,5 bilhões de dólares no setor de alimentos, que cresceu 148%. O setor de cosméticos teve um crescimento de 51%, movimentando 17 milhões de dólares. Já a área da saúde registrou crescimento de 21% e 7 milhões de dólares, segundo a Camâra.

Confira neste artigo detlhes sobre uma análise de mercado, que pode ajudar a sua empresa a entender se o mercado árabe é um potencial mercado para seus produtos!

 

Expansão de negócios com o Brasil

Por meio de notícia veiculada via mídia social, a Câmara Árabe-brasileira destacou os planos de expansão de negócios entre a zona franca Dubai Multi Commodities Center (DMCC) e o Brasil. A notícia discorre sobre a visita do do CEO Ahmed Bin Sulayem, que discutiu principalemente o papel estratégico do café, tendo visitado fazendas como parte do intinerário.

A notícia também destaca eventos promovidos pela Câmara, aproveitando a visita de Sulayem, tendo movimentado empresas interessadas nas relações árabes-brasileiras, contando com a presença do vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Mourad, que destacou a necessidade de olhar para os países árabes como um grupo coeso. Além disso, o evento discutiu as possibilidades de avanço nas relações comerciais do Brasil com os países árabes, tendo foco em alguns produtos-chave, como o café, chá e produtos agro.

Para aproveitar essa expansão, conheça dicas de como ser um bom negociador e garantir ótimos negócios com potenciais importadores árabes!

 

Empresas brasileiras atuando no Oriente Médio? 

Em terceira notícia veiculada por meio de mídia social, a Câmara Árabe-brasileira destacou a compra de duas fábricas no Oriente Médio pela empresa brasileira JBS. Segundo a Câmara, as fábricas estão localizadas nos Emirados Árabes Unidos e na Árabia Saudita e, de acordo com a notícia, para além das fábricas, a JBS operará uma rede de distribuição que compreende os dois países já mencionados e o Kuwait.

De acordo com a Câmara, esse movimento complementa os esforços da empresa brasileira em ampliar o impacto da JBS na região através da distribuição de produtos de alta qualidade, de tal modo que a empresa caminha para se tornar um dos nomes mais importantes no mercado de halal árabe.

A notícia afirma ainda que há a estratégia de ampliar essa posição para todo o Oriente Médio e Norte da África. Uma dinâmica interesante de internacionalização que deve ser observada pelas empresas brasileiras, que devem manter essa posição como um horizonte de destino, tendo como auxílio uma ferramenta de redução de danos e de facilitação do processo, como a B2Brazil.

 

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 200 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais.

Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: