Estudo de mercado: identificação e direcionamento

O que é?

Um estudo de mercado é uma pesquisa que visa coletar dados importantes sobre o nicho de mercado no qual a empresa deseja se inserir, apresentando aspectos quantitativos e qualitativos que podem auxiliar na tomada de decisões mais assertivas e eficientes.

O estudo de mercado pode atuar como um guia que permite a compreensão de aspectos quantitativos e qualitativos do setor de atuação da empresa, além disso, permite o aumento da eficiência das campanhas de marketing.

A partir deste estudo também é possível identificar o público-alvo, os concorrentes, o comportamento de consumo dos compradores e o segmento mais rentável do nicho da empresa.

Dúvidas para onde exportar e promover seus produtos? A B2Brazil possui uma equipe preparada para realizar uma análise detalhada para sua empresa, identificando seus principais mercados através de uma estratégia digital. Para saber mais, clique aqui!

Aspetos essenciais do Estudo de Mercado

Alguns aspectos disponíveis em um estudo de mercado são:

- Segmentação: identificação do perfil dos grupos de compradores de acordo com as necessidades e preferencias 

- Concorrência: avaliar a concorrência é importante para oferecer possibilidades e soluções diferenciadas que trazem valor a sua empresa

- Regulamentação: o estudo de mercado deve considerar os custos com burocracias e contratações

- Mercado alvo: identificar um nicho de mercado que tenha potencial para gerar lucros

- Barreiras de entrada: se refere as dificuldades que precisam ser enfrentadas para a entrada neste nicho de mercado

- Necessidades do mercado-alvo: saber as necessidades do público-alvo do nicho de mercado e entender como o produto ou serviço oferecido pela sua empresa pode suprir essas necessidades

Por que fazer um estudo de mercado?

O estudo de mercado garante conhecimento para a empresa, quanto mais a empresa entender sobre o seu nicho de atuação mais eficiente serão suas estratégias além de suas metas e objetivos tornarem-se mais realistas.

Saber a partir de informações reais como o seu público-alvo se comporta, quais suas necessidades e como seu negócio pode atuar para oferecer soluções e suprir os estes consumidores, permite a formação de estratégias sólidas que trazem mais consistência ao marketing da empresa.

Ademais, um bom estudo de mercado colabora para um melhor posicionamento da marca, tornando mais assertiva as decisões tomadas para que esta se diferencie dos concorrentes e obtenha uma posição de destaque. Assim, o estudo é uma ferramenta extremamente útil em vista da alta competitividade e da velocidade do consumo na atualidade.

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 190 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais. Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: