Entenda o Impacto e as Inovações na Indústria de Celulose e Papel no Brasil

O Que Saber Sobre a Celulose, um dos Principais Itens Exportados pelo Brasil?

No artigo de hoje você irá saber mais sobre um produto que está no top 10 dentre os principais itens exportados pelo Brasil: a celulose!

Vamos entender como funciona a sua produção, extração, embarque e as finalidades desse material?

Como é Produzida a Celulose no Brasil?

O ciclo de vida do papel no Brasil inicia-se com o plantio do eucalipto, que leva de seis a sete anos para atingir a idade de corte, em menor proporção é também utilizado o pinus. Para produzir uma tonelada de papel são necessárias cerca de duas toneladas de eucalipto, que equivale a 20 árvores. Sua principal matéria-prima é a celulose, obtida a partir de fibras celulósicas, retiradas dos troncos dessas árvores. São usados também produtos inorgânicos para imprimir ou melhorar certas propriedades do papel. E não há como negar a importância dessa atividade econômica para o nosso dia a dia. Porém, como qualquer outra, se não for exercida com responsabilidade sócio-ambiental, torna-se fator de degradação e destruição de ambientes naturais.

Quais são os Impactos Ambientais da Produção de Celulose?

Como qualquer outra monocultura, plantios florestais podem causar desmatamento e impactos sobre a biodiversidade; erosões; poluição hídrica por agrotóxicos, óleos e graxas (de caminhões e máquinas agrícolas) e carreamento de sedimentos (devido à aragem do solo, abertura de vias etc). No entanto, como já existem muitas áreas desmatadas em todo o país e grande parte delas está abandonada ou subutilizada, não há necessidade de mais desmatamento para plantio de florestas.

Para entender mais sobre a sustentabilidade e o mercado internacional, clique aqui e acesse o nosso conteúdo completo!

Qual é o Processo de Transformação da Madeira em Celulose?

Quando chegam à idade adequada, as florestas são cortadas e a madeira é transportada às fábricas por caminhões, que normalmente utilizam combustíveis fósseis, que liberam gases poluentes na atmosfera. Esse impacto deve ser minimizado ao máximo através da regulagem de motores e economia de combustível. As florestas industriais absorvem gases de carbono quando estão em crescimento. Quando são cortadas, há liberação dos mesmos para a atmosfera, impacto que não há como ser evitado. As toras, ao chegarem à fábrica, são descascadas, lavadas, picadas em pequenos pedaços (para facilitar a difusão dos reagentes químicos) e direcionados à etapa de formação da polpa.

Como os Efeitos Ambientais São Minimizados Durante a Polpação?

Durante o processo de polpação (que no Brasil é o Kraft), há formação de compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) que liberam mau cheiro. Esses compostos são classificados, usualmente, como Gases Não-Condensáveis (GNC), que podem ser diluídos ou concentrados. Para reduzir o odor e também a emissão de partículas (Sox - óxido de enxofre, CO - óxido de carbono e Nox - óxido de nitrogênio) para a atmosfera, instalam-se incineradores de gases. Porém, nem todas as empresas do setor possuem sistema de coleta e queima dos gases diluídos (apenas dos concentrados). Por isso, em muitas ainda é comum perceber esse cheiro forte em seu entorno.

Qual a Importância do Tratamento de Efluentes na Indústria de Celulose?

O processo de cozimento da madeira gera efluente conhecido como "licor negro", que tem elevadas cargas de matéria orgânica e sólidos em suspensão. Uma fábrica de celulose, que utiliza o processo kraft, produzindo 1000 t/dia pode despejar montante equivalente ao esgoto doméstico de uma cidade de 120 mil habitantes. Se este efluente não for tratado antes de ser despejado nos cursos d'água, pode causar gravíssimos impactos ambientais, pois para ser processado pela natureza, retira todo o oxigênio da água, matando qualquer forma de vida. Por isso, todo efluente gerado tem de passar por estações de tratamento e só ser lançado nos rios atendendo às especificações da Resolução 357 do Conama e legislações estaduais.

Quais São os Principais Usos da Celulose?

Conforme o tipo de papel a ser produzido, a celulose é submetida a tratamentos especiais, antes de ser processada na fábrica de papel. Quando se destina à escrita, por exemplo, precisa ter um padrão específico, capaz de ser absorvente e áspero o suficiente para o uso de lápis e caneta. No caso das embalagens, os principais objetivos são rigidez e resistência.

A celulose chega à fábrica de papel em placas. Depois, é então misturada à água em equipamentos chamados hidrapulper semelhantes a liquidificadores gigantes para a formação de uma massa e segue a partir daí para a fabricação do produto ao qual se destina.

A Celulose é Usada Apenas na Fabricação de Papel?

O uso da celulose não fica restrito apenas ao papel, ela também é usada na fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos.

Por motivos diversos, principalmente culturais, o mercado dá preferência ao papel branco. Para ficar branquinho o papel sofre um clareamento químico que é um dos processos mais poluentes dessas indústrias. Uma alternativa é o Papel Ecograph, clareado a oxigênio e as folhas ficam com coloração creme.

Ao final do branqueamento, a celulose está bastante diluída em água e tem de ser seca, o que é feito por uma máquina de secagem que no processo forma uma folha contínua de celulose, que é, logo em seguida, cortada em pedaços retangulares. Esses são empilhados e amarrados com arame, constituindo os fardos de celulose.

Como a Exportação de Celulose Afeta a Economia do Brasil?

As exportações de celulose totalizaram 19 milhões de toneladas em 2023, gerando uma receita de quase US$8 bilhões. A China, os Estados Unidos, a Itália e a Holanda são os principais destinos da celulose produzida no Brasil, sendo os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia os principais fornecedores.

Quer exportar mas não sabe por onde começar? Registre-se hoje mesmo na B2Brazil e conheça um mundo de oportunidades!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: