As Principais Moedas do Mundo: Um Guia sobre o Poder Econômico Global

Introdução ao Mercado de Câmbio Global

Hoje nós iremos entender sobre o funcionamento da economia global em relação às moedas, explorando os conceitos de câmbio, valorização e desvalorização delas. Esse conhecimento é muito valioso na hora de tomar decisões comerciais estratégicas, pois a moeda e a sua variação de valor impactam diretamente nos lucros da sua empresa, na liquidez de um mercado, na balança comercial e em toda a economia de um país.

Ter conhecimento sobre as moedas mais valorizadas pode ser um fato curioso, mas é principalmente um conhecimento para suas decisões estratégicas na hora de enviar ou receber quantias do exterior.

Um assunto que vem ganhando cada vez mais notoriedade internacional são as criptomoedas, você já ouvir falar sobre e sabe qual o seu impacto na economia mundial e no comércio exterior? Clique aqui e entenda mais sobre esse assunto tão importante e atual!

As principais moedas do mundo são o dólar americano, euro, libra esterlina, iene, franco suíço e o dólar canadense. Dessas, as que mais se destacam são o dólar americano, o euro e a libra esterlina.
Vamos entender um pouco mais sobre as moedas em relação ao dólar, ou seja, aquelas que são as mais caras e demandam mais dólares para serem compradas. 

As Moedas Mais Influentes no Mercado Mundial

Dólar dos Estados Unidos

O dólar dos Estados Unidos é a moeda mais forte do mundo, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando o país assumiu o posto de liderança econômica mundial e se tornou referência para transações comerciais no mundo inteiro.

Além de possuir o título de “Reserva Cambial Mundial”, o dólar americano é mundialmente aceito. Há diversas aplicações do dólar que o tornam muito forte, como o fato de diversos governos o usarem para equilibrar suas balanças de importações e exportações.

Euro

Preços médios (considerando a cotação de fevereiro/2024):

  • 1 euro = 1,07 dólares americanos
  • 1 euro = 5,39 reais 

A força do euro está relacionada ao fato de que ele é a moeda oficial da União Europeia a qual contabiliza 27 países. Além disso, o euro é a segunda maior reserva cambial do mundo, representando 22,2% das poupanças mundiais. 

Libra Esterlina

Preços médios (considerando a cotação de fevereiro/2024):

  • 1 libra esterlina = 1,25 dólares americano
  • 1 libra esterlina = 6,33 reais  

Ainda que seja uma das moedas mais conhecidas, a libra esterlina aparece na quinta posição de moeda mais valorizada do mundo em relação ao dólar, e é emitida pelo Banco da Inglaterra. Cada colônia britânica emite sua própria célula, o que as torna diferentes entre si em termos de aparência, todavia a cotação entre elas é sempre de 1 para 1.

Iene

Preços médios:

  • 100 ienes = 0,65 dólares americanos
  • 100 ienes = 3,32 reais 

O iene, moeda oficial do Japão, é a terceira moeda mais negociada no mundo. É muito usado como moeda de reserva, depois do dólar americano, do euro e da libra esterlina, principalmente pelos países asiáticos. 

Franco Suíço

Preços médios (considerando a cotação de fevereiro/2024):

  • 1 franco suíço = 1,12 dólares americanos
  • 1 franco suíço = 5,64 reais

A Suíça é um dos países mais ricos e estáveis do mundo, por isso não é estranho que sua moeda também seja muito forte e valorizada. Sem contar que o alto desenvolvimento tecnológico suíço é um grande atrativo para negócios.

Dólar Canadense 

Preços médios (considerando a cotação de fevereiro/2024):

  • 1 dólar canadense = 0,73 dólares
  • 1 dólar canadense = 3,69 reais 

Com a quinta maior reserva cambial do mundo, o dólar candense também é conhecido como “loonie”. Recentemente, o Canadá tem sido um destino muito procurado por brasileiros para turismo, imigração e, é claro, negócios. 

Peso Argentino

Preços médios (considerando a cotação de fevereiro/2024):

  • 100 pesos argentinos = 0,12 dólares
  • 1 peso argentino = 0,59 reais 

O atual peso argentino está em circulação desde 1992, e o seu nome é sobretudo uma herança da colonização espanhola na América Latina. O peso argentino tem sofrido diversas desvalorizações com o tempo decorrente à crise na Argentina.

Dinar Kuwaitiano 

Preços médios (considerando a cotação de fevereiro/2024):

  • 1 dinar kuwaitiano = 3,22 dólares americanos
  • 1 dinar kuwaitiano = 16,20 reais 

Mesmo sendo uma moeda pouco conhecida, é a moeda mais cara do mundo. Seu alto valor pode ser explicado pelo fato da sua economia ser baseada na produção e exportação do petróleo (mais de 80% das suas receitas são provenientes dessa indústria). Para mais, o Kuwait é um país com alto índice de desenvolvimento humano (0,771) e economia estável.

Trouxemos esses dados apenas como exemplos, visto que a variação do valor das moedas ocorre diariamente, impactando os mais diversos mercados. Para saber mais sobre os impactos da variação cambial no preço das importações, clique aqui!

Como Realizar uma Cotação Eficiente

É possível acompanhar o movimento das cotações analisando as notícias divulgadas e também buscando soluções que irão otimizar e trazer benefícios na hora de comprar ou enviar dinheiro para fora do país, seja para fins pessoais ou empresariais.

Pensando nisso, em parceria com bancos referência em câmbio no Brasil, a B2Brazil criou o Câmbio Mais! Com ele você poderá contar com tarifas cambiais competitivas, voltadas para os pequenos e médios empreendedores, ambiente amigável e cotações de câmbio totalmente online sem letrinha escondida e sem burocracia. 

Faça já sua cotação!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: