O Segredo das Nozes e Castanhas: Benefícios e Mercado Internacional

Nesse artigo você irá conhecer um pouco mais sobre a importância das nozes e castanhas para a economia brasileira. O Brasil possui uma série de produtos típicos que fazem sucesso pelo mundo e a B2Brazil atua com pequenas e médias empresas desses setores para garantir sua inserção no mercado internacional

As principais oleaginosas do mercado

As nozes, castanhas e demais oleaginosas têm uma mistura muito rica em nutrientes e por isso seu cultivo e consumo crescem muito pelo mundo. Trouxemos aqui alguns exemplos dessas oleaginosas e seus benefícios para a saúde, confira:

Castanha do Pará

As castanhas do Pará são muito conhecidas por seu conteúdo em selênio, poderoso antioxidante, que combate os radicais livres, além de ajudar a tireóide a produzir hormônios T3 e T4 corretamente e reforçar o sistema imunológico. Mundialmente, são conhecidas como Castanha do Brasil.

Castanha de caju

Essa é a castanha com menos teor de gordura, fonte de cobre, ajuda na absorção de ferro, gera energia, ajuda na fabricação de glóbulos vermelhos e forma colágeno, importante para os ossos e tecido conjuntivo.

Nozes

São fonte significativa de ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3 à base de plantas que melhora a saúde do coração e do cérebro. Além disso, pode reduzir o risco de doença de Alzheimer.

Amêndoa

São grandes fornecedoras de fibra e de cálcio. São ricas em magnésio e vitamina E, que ajudam a regular o açúcar no sangue e na redução do processo de dano celular, respectivamente.

Avelã

Ricas em ácido fólico (vitamina B9), que ajudam na saúde mental. São amigas do coração e protegem as células. Reduz o risco de câncer de cólon e reto. Também é rica em ferro e potássio.

Pistache

Ótima opção para lanches, pistaches apresentam os níveis mais altos de três antioxidantes que aumentam a saúde da visão: luteína, zeaxantina e beta-caroteno. Rica em proteína e vitamina B6.

Amendoim

Sua versão sem sal e conservantes é rica em proteínas, vitaminas B e E, que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares. Ótima fonte de arginina, que ajuda a diminuir a pressão sanguínea.

Noz Pecã

Rica em gorduras boas e em minerais como o magnésio, o fósforo e o zinco, essencial às células de defesa do sangue, que brigam contra vírus e bactérias.

Potencial de Exportação

Além dos benefícios relacionados à saúde, esses produtos também representam uma grande importância para a economia brasileira, visto que nossas castanhas possuem grande prestígio internacional.

Para entender mais sobre a importante participação desses produtos nas exportações brasileiras e quais os principais destinos das nossas nuts, clique aqui e confira o nosso artigo!

Para ajudar os pequenos e médios produtores do setor, temos o projeto Exporta Mais - Nuts, onde trabalhamos a prospecção internacional através de ferramentas digitais e com diversos benefícios na maior plataforma de Comércio Exterior da América Latina.

Quer saber mais? Fale conosco!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: