Principais violações das regras FDA para exportação de alimentos

Hoje nós iremos falar sobre dois assuntos muito importantes e recorrentes para quem atua no Comércio Exterior: Estados Unidos e legislação. Sabemos que os EUA possuem um dos maiores mercados consumidores do mundo, uma moeda forte e uma economia bem sólida, fazendo com que muitos busquem no país oportunidades promissoras de negócios. No entanto, a atenção à legislação norte americana é essencial para qualquer empresa, independente do porte ou do segmento, pois apenas através do cumprimento dos requisitos legais será possível atuar nesse mercado tão forte.

Se você atua no ramo de alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, equipamentos hospitalares e itens semelhantes e pretende exportar para os Estados Unidos, precisa se atentar a algumas regras impostas pelo país a fim de evitar problemas com as autoridades norte-americanas e garantir uma operação de sucesso.

Assim como nós possuímos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, os Estados Unidos possuem o Food and Drug Administration (FDA), que consiste em uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos que visa promover a saúde e o bem estar da população através da fiscalização de produtos que possam oferecer algum risco à saúde humana.

Mas fique tranquilo que apesar dessas exigências do FDA, exportar para os Estados Unidos não é algo inacessível e hiper complicado.

Para saber mais detalhes sobre essa agência tão importante para o país e evitar problemas com os Estados Unidos, confira mais detalhes nesse artigo.

Principais violações de regras

Se você já entende a importância e o funcionamento desse órgão, continue conosco e vamos analisar as principais violações das regras FDA, evitando que a sua empresa corra riscos desnecessários:

Falta de informações nutricionais

Centenas de produtos oriundos de outros países são rejeitados na alfândega estadunidense por uma série de motivos, sendo a falta de informações nutricionais um dos principais erros cometidos por exportadores de todo o mundo. O FDA exige que os alimentos e bebidas sejam rotulados com um painel de informações nutricionais contendo detalhes do produto, como tamanho da porção, calorias, quantidade de gordura e a quantidade sugerida para ingestão diária.

Alimento sem declaração de quantidade, peso e medida

Assim como no Brasil, os Estados Unidos também exigem que o rótulo de seus produtos contenham a declaração da quantidade de alimento. A não-exibição dessa informação pode ser um motivo que impeça a entrada da mercadoria no país.

Inexistência de informações sobre o fabricante do produto

Assim como as informações nutricionais e de peso são essenciais para a liberação da mercadoria perante às autoridades, informações sobre o fabricante também são de extrema importância. O rótulo do alimento ou da bebida deve conter o nome e o endereço do fabricante, do responsável pela embalagem e também do distribuidor.

Rótulo sem informações em inglês

E é claro que os Estados Unidos também exigem que o rótulo contenha informações em seu idioma oficial, o inglês, evitando que a população tenha problemas com determinado produto devido à falta de conhecimento das informações. Outros idiomas também podem aparecer no rótulo desde que haja a tradução para o inglês.

B2B Trade Center

Agora que você já identificou alguns dos principais erros cometidos por exportadores que querem entrar no mercado norte-americano, que tal realizar uma operação segura e eficiente, evitando esses erros que comprometem toda a sua operação e, consequentemente, sua margem de lucro?

A B2Brazil possui um departamento focado em certificação FDA, com especialistas, advogados e consultores da FDA sediados nos EUA. Nossos serviços são sempre fornecidos por honorários justos e emitimos Notas Fiscais em real (R$), com a possibilidade de pagamentos parcelados para nossos clientes.

Confira a nossa atuação em cada um dos segmentos que exigem a Certificação FDA:

  • Alimentos: revisão de ingredientes e de rotulagem, com tradução e adaptação dos rótulos.
  • Medicamentos: registro de estabelecimentos, revisões de rotulagem dos medicamentos e dos ingredientes, sistema de numeração universal de dados.
  • Equipamentos médicos: notificação de pré-mercado ou formulário 510, rotulagem de equipamentos médicos e análises de produtos.
  • Cosméticos: revisão de ingredientes, California Safe Cosmetics (CSCA), programa de registro voluntário de cosméticos.

O B2B TradeCenter é seu parceiro confiável, diferente de qualquer outra opção para serviços de conformidade com a FDA. Conte conosco e exporte para os Estados Unidos sem erros ou violações! Visite nosso site e saiba mais!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: