Brasil e Estados Unidos: acordo de facilitação e incentivo às exportações

O Brasil e os Estados Unidos da América (EUA) são parceiros históricos quando se trata de economia e comércio exterior. Até o ano de 2009, os Estados Unidos ocupavam o primeiro lugar no ranking dentre os principais parceiros comerciais no Brasil, nesse ano, portanto, a China ultrapassou o país norte americano, tornando-se líder em importações e exportações brasileiras desde então. No entanto, os Estados Unidos seguem ocupando o segundo lugar neste ranking desde 2009 com crescimento registrado anualmente tanto no faturamento como no volume de mercadorias importadas e exportadas entre eles.

Para saber mais sobre essa relação histórica e como a política interfere nessas relações, confira o nosso artigo e entenda melhor sobre as decisões tomadas durante o governo Trump, o governo Biden e suas contribuições para o comércio bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil.

Acordo bilateral

Visando a integração entre os países, o aumento do fluxo comercial, a eliminação de barreiras tarifárias e não-tarifárias, representantes de Estados realizam acordos para o estímulo econômico de seus países. Os acordos bilaterais, como o próprio nome sugere, consistem em acordos firmados entre dois países em prol desses benefícios.

Como um importante país no cenário econômico internacional, o Brasil possui diversos acordos assinados com países de diferentes continentes, sejam eles bilaterais ou multilaterais. Além disso, possuímos também alguns tratados em vigor que foram assinados através do bloco econômico ao qual pertencemos, o Mercado Comum do Sul, Mercosul.

Em setembro deste ano, Brasil e Estados Unidos assinaram mais um importante acordo em prol dessa parceria, o Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) de Operador Econômico Autorizado (OEA), sendo o principal objetivo a redução das burocracias administrativas e aduaneiras na exportação e importação e a diminuição dos prazos e dos custos das operações.

O acordo assinado dará um maior reconhecimento às empresas que participam do programa de Operador Econômico Autorizado (OEA), que possuem uma espécie de selo do governo, conseguindo assim desembaraçar suas mercadorias de forma muito mais rápida nas fronteiras. O acordo prevê também a maior integração da tecnologia nos processos, com a utilização de documentos e pagamentos eletrônicos, utilização de um guichê único e tratamento especial para o comércio de produtos agrícolas. Temas relacionados à corrupção também foram tratados, deixando claro a proibição da aceitação de suborno por parte dos servidores públicos, com medidas para proteção de delatores dessas práticas.

O Acordo de Comércio e Cooperação Econômica vinha sendo negociado pelos dois países desde 2011, mas a retomada das negociações se deu apenas em março de 2021 após um encontro dos dois presidentes nos Estados Unidos. A comitiva brasileira almeja um acordo ainda mais ambicioso com o gigante norte americano, um acordo de livre comércio, porém, pelas regras do Mercosul, isso só será possível com o aval de todos os países-membros do bloco.

Relação Brasil x Estados Unidos

Conforme trouxemos anteriormente, a relação entre o Brasil e os Estados Unidos vem ganhando cada vez mais força e acordos como esse, estimulam ainda mais as relações entre eles.

Dados disponibilizados pelo Ministério da Economia indicam que em 2022 as exportações brasileiras destinadas aos Estados Unidos registraram alta de 23,1%, totalizando US$31 bilhões nos primeiros dez meses do ano, enquanto as importações cresceram 42,2%, chegando a quase US$44 bilhões. Produtos da indústria de transformação são os principais destaques tanto nas importações como nas exportações entre os dois países, assim como produtos da indústria extrativa, como o gás natural, carvão e óleos brutos de petróleo.

Como exportar para os Estados Unidos?

Empresas brasileiras aproveitam o potencial dos Estados Unidos para exportarem seus produtos e levarem seu nome para o país. E você? Já pensou em expandir seus negócios internacionalmente e vender para a maior economia do mundo? Saiba que é possível e a B2Brazil pode te ajudar nesse processo!

A nossa plataforma funciona como uma vitrine para o mundo, com a exposição de produtos para mais de 200 mil empresas de diferentes países. Com a boa exposição e descrição dos seus produtos, importadores de todo o mundo poderão te encontrar, solicitar cotações e fechar negócios.

No entanto, esse processo pode ser um pouco mais complexo caso você atue no segmento de alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, cosméticos e bebidas alcoolicas, visto que a permissão para entrada desses produtos no país depende da aprovação de órgãos competentes, assim como o Brasil também possui a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por exemplo.

Caso a sua intenção seja a exportação de bebidas alcoolicas, como a cachaça, que é mundialmente apreciada pelos gringos, confira o nosso artigo e saiba Como exportar bebidas para os Estados Unidos.

Se o seu segmento for alimentos, bebidas não-alcoólicas, cosméticos, dentre outros, entenda a importância do FDA americano, o qual a B2Brazil possui uma equipe especializada para te ajudar na obtenção da certificação e um suporte para auxiliar nesse processo de exportação de alimentos e bebidas para os Estados Unidos.

 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: