A balanca comercial brasileira de 2021

A balança comercial de um país é dada pela quantidade de exportações menos a quantidade de importações feitas num determinado período de tempo. O valor dessas transações é sempre dado em dólares americanos, como um padrão geral! Já o significado de déficit ou superávit é dado a partir do resultado dessa equação (Exportações - Importações = Déficit ou superávit), sendo déficit quando o número de importações é maior que o de exportações e superávit quando o contrário acontece e o número de exportações é maior que o de importações. Esses resultados são importantes porque são indicadores importantes do desempenho da economia do país e conseguem oferecer pontos de vista importantes para diversos setores da sociedade. No caso do empreendedor, é importante verificar o resultado da balança pois ela geralmente interfere em políticas de juros e até em restrições para as importações.

Também é importante estar atento ao que a balança informa para que se veja quais setores crescem, diminuem, onde o empreendedor brasileiro está encontrando mercado para seus produtos ou fornecedores para a sua produção, etc…

 

A balança brasileira de 2021

 

Segundo o ComexStat (2022) a balança comercial brasileira fechou em superávit no ano de 2021! As exportações chegaram ao valor de 280.814,5 milhões de dólares, enquanto as importações marcaram o valor de 219.408 milhões de dólares, tendo um saldo positivo de 61.406,5 milhões de dólares. Os países que mais foram destino de exportações brasileiras são, respectivamente: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Chile. No Brasil os estados que mais exportaram foram: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará. Os destaques de importação foram: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Em relação aos produtos destacaram-se nas exportações: minério de ferro, soja, óleos brutos de petróleo e açúcares e melados. Sem dúvidas, isso mostra a variedade de produtos exportados e o superávit reforça a necessidade do empreendedor brasileiro de colocar seus produtos no mercado internacional, como um processo em crescimento no geral.

 

OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS

 

Faça negócios com o mundo da forma certa. Cadastre-se na maior plataforma de negócios B2B da América Latina. A B2Brazil conecta diariamente mais de 190 mil empresas do mundo todo, oferecendo soluções para alçar novos mercados e obter as melhores parcerias internacionais. Conte conosco e venha fazer ótimos negócios!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: