Um ano pós-Covid, o que mudou e ainda vai mudar no mundo dos negócios

A mudança é uma variável constante no mundo dos negócios. Embora o trabalho remoto seja uma prova disso, está longe de resumir todas as novas demandas que a rotina empresarial requer atualmente. Por isso, listamos as principais tendências e pontos de atenção que o pós pandemia deve trazer às empresas. 

 

INOVAÇÃO É A NOVA REGRA 

Inovar, é encontrar novas formas de realizar demandas já presentes na rotina e que tem o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir (ou otimizar) custos e trazer soluções para problemas à primeira vista incontornáveis. Sendo assim, a tecnologia deve ser priorizada para disponibilizar aos colaboradores as ferramentas para permanecerem em trabalho remoto - caso essa seja aplicável. Também, pesquisar ferramentas de gerenciamento de dados e automação de processos  faz aumentar a produtividade para todos.

Lembre-se, porém, que a inovação deve sempre otimizar o tempo dos colaboradores sem pôr em risco o fluxo de caixa da sua empresa. 

 

ATUAÇÃO DIGITAL 

Para alguns, a presença em canais digitais já era realidade antes da pandemia. Mas, em alguns modelos de negócios isso se torna um pouco mais urgente. Fato é, que a presença online hoje em dia significa necessidade e não mais um diferencial competitivo. Por isso, manter os canais sempre atualizados deve fazer parte da rotina, então converse com sua equipe de marketing/planejamento estratégico para dar esse passo adiante. Isso possibilitará acesso mais prático a seu produto/serviço e maior alcance caso sua atuação seja muito restrita geograficamente, além de aproximar o relacionamento com o público, vai sem dúvidas trazer força a imagem da sua empresa.

 

O SEU CLIENTE MUDOU 

O consumo dos mais diversos itens e serviços a um clique de distância faz parte da rotina de grande parte dos consumidores, o que traz a necessidade de adaptar o produto ou serviço que atenda os novos interesses do seu público como prioritário. Mas, a visão de mundo do cliente também impacta na decisão de compra. A pandemia acelerou a necessidade das marcas se posicionarem diante dos acontecimentos globais. Portanto, observe o quão engajado é o seu público com pautas que interferem no dia a dia de todos. Afinal, uma empresa engajada no cotidiano reafirma o compromisso com sua responsabilidade social.

 

TRANSPARÊNCIA ORGANIZACIONAL

Para que colaboradores se sintam engajados na empresa precisam ter bons líderes. E isso implica na execução de feedbacks regulares, transparência de acontecimentos internos, dos objetivos e projetos a médio e longo prazo, além de um relacionamento saudável entre todos. Ambientes com essa realidade inspiram confiança para trabalhar e gerar novas soluções. Ou seja, cultivar bons relacionamentos no meio corporativo, para além da empatia, influencia no desempenho de cada colaborador. 

 

NETWORKING DE QUALIDADE

Com mais reuniões diárias, o mundo dos negócios abriu as portas para obter parceiros de forma remota, o que otimiza a quantidade e qualidade dos negócios firmados.

Estar aberto a novos contatos e parcerias deve fazer parte da sua nova rotina. Sabendo disso, nós da  B2Brazil, que é a maior plataforma de negócios B2B da América Latina, já contamos com mais de 175 mil empresas cadastradas em todo o mundo, além de uma gama completa de soluções em Comércio Exterior, para ajudar a alavancar o seu negócio! 

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