Trade Finance

post

O Trade Finance é o financiamento dos fluxos comerciais internacionais. Ele existe para mitigar ou reduzir os riscos envolvidos em uma transação comercial internacional.

Basicamente, em toda Transação Comercial Internacional (Trade) há dois participantes: (1) um exportador, que exige pagamento por seus bens ou serviços, e (2) um importador que deseja garantir que está pagando pela qualidade e quantidade corretas de bens.

A participação de outros Players nestas transações geralmente está diretamente conectada com a utilização de produtos de Trade Finance.

QUAIS SÃO OS RISCOS?
Como o comércio internacional ocorre além das fronteiras físicas e legais, com empresas que dificilmente se familiarizam entre si, existem vários riscos a serem enfrentados:

  • Risco de pagamento: o exportador será pago integralmente e no prazo? O importador obterá as mercadorias que queria?
  • Risco país: Uma coleção de riscos associados à realização de negócios com um país estrangeiro, como risco de taxa de câmbio, risco político e risco soberano. Por exemplo, uma empresa pode não gostar de exportar mercadorias para certos países devido à situação política, à deterioração da economia, à falta de estruturas legais etc.
  • Risco corporativo: os riscos associados à empresa (exportador / importador): qual é a sua classificação de crédito? Eles têm um histórico de falta de pagamento?


Para reduzir esses riscos, os bancos - e outros financiadores – podem participar da negociação fornecendo produtos de Trade Finance.

TIPOS DE PRODUTOS DE FINANCIAMENTO COMERCIAL
O mercado se divide entre os produtos de curto prazo (com vencimento normalmente inferior a um ano) e médio a longo prazo (com vencimentos até 20 anos).

Estes são os principais instrumentos de Trade Finance:
Para o Exportador:

  • Cobrança Documentária
  • Carta de Crédito
  • Desconto à Forfait
  • Financiamento à Exportação (ACC/ ACE, BNDES, PROEX, PROGER etc)
  • Seguro de Crédito
  • Agências de Fomento

Para o Importador:

  • Cobrança Documentária
  • Carta de Crédito
  • Desconto à Forfait
  • Financiamento à Importação


A relação de Risco entre Exportadores e Importadores é exemplificada no quadro abaixo:


Os Bancos e Financiadores do Comércio Exterior geralmente dispõe de equipes dedicadas ao tema para auxiliar seus clientes na escolha da melhor solução, porém nem sempre possuem equipes ou interesse em auxiliar as micro e pequenas empresas, preferem dedicar suas atenções em operações maiores e mais rentáveis. Usualmente, não são oferecidos os melhores produtos a este público.

Sabendo das dificuldades que as pequenas empresas têm para conseguir linhas de crédito e financiamento competitivas no mercado brasileiro, resolvemos fazer parcerias com empresas especializadas do setor e oferecer produtos que se adéqüem ao perfil de nossos clientes, tornando suas operações de comércio exterior mais lucrativas.

Se sua empresa precisa de consultoria em crédito e seguro para Comércio Exterior, agora pode contar com uma equipe altamente qualificada para lhe orientar e obter sucesso na contratação de produtos financeiros de comércio exterior. Nosso papel é encontrar a melhor alternativa para atender a sua necessidade de forma profissional e totalmente independente, sem conflitos de interesse!

Acesse https://b2brazil.com.br/trade-finance e entre em contato com nosso time!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: