Quais os benefícios de exportar dentro do Mercosul?

O que é o Mercosul?

O Mercado Comum do Sul foi criado a partir do Tratado de Assunção, formando um grupo de nações que aderiram à livre circulação de fatores produtivos, bens e serviços entre eles. 

Membros: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (2012*);

Em processo de adesão: Bolívia (2012);

Associados: Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013);

Observadores: México (2006) e Nova Zelândia (2010).

*A Venezuela foi suspensa do Mercosul, por tempo indeterminado, em dezembro de 2016.

Benefícios 

- Tributárias

Uma das vantagens é a Tarifa Externa Comum (TEC) aplicada para todos os produtos incluídos na NCM, redução de impostos, bem como a existência de incentivos fiscais para empresas que comercializam suas mercadorias entre os membros. Além disso, empresas que necessitam de financiamentos podem obter linhas de créditos com taxas menores ao realizar o comércio dentro do Mercosul.

- Burocráticas

Por se tratar de um mercado comum que pressupõe livre comércio, circulação de pessoas e serviços, o bloco incentiva a desburocratização no processo de comercialização.

- Distância

Pelos países membros do Mercosul se encontrarem próximos, o tempo de transporte dos produtos é relativamente baixo, facilitando a manutenção do fluxo de produção e dos estoques das empresas além de diminuir custos com armazenagem.  

- Moedas locais

Outra questão que pode tornar-se um benefício para as empresas é a possibilidade de compras e vendas serem pagas utilizando suas respectivas moedas o que pode gerar negociações mais assertivas, essa forma de pagamento se dá por meio de convênios SML – Sistema de Pagamento em Moeda Local – existem três convênios firmados pelo Banco Central do Brasil: um junto ao Banco Central da República da Argentina, um com o Banco Central do Uruguai e, por fim, um com o Banco Central do Paraguai. 

OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS 


Faça parte da maior plataforma de negócios B2B da América Latina. A B2Brazil conecta mais de 190 mil empresas, oferecendo soluções para alçar novos mercados e obter parcerias internacionais. Conheça nossas soluções aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: