Pensando em abrir empresa? Fique por dentro das últimas novidades promovidas para facilitar esse processo

Quer saber sobre os principais pontos para abrir um negócio de sucesso? Leia neste artigo e fique por dentro. Clique aqui e saiba mais!

Por que é importante empreender?

Com o aumento substancial das transações entre o mercado brasileiro e compradores internacionais ocorre consequentemente um aumento do interesse no processo de abertura de empresas. É importante que o empreendedor brasileiro esteja inteirado dos padrões mais comuns de organização para que consigam converter  ideias potenciais em empresas de sucesso. 

Portanto, a B2BAcademy explora neste artigo dicas importantes para o estabelecimento de um negócio próprio. Para isso, o texto se baseia na decisão recente do governo de ampliar a facilitação no processo de abertura de negócios pelo Brasil.

 

O que é preciso para abrir um negócio?

O processo de abertura de empresas no Brasil ainda é burocrático. Mas de maneira organizada é possível que o empreendedor consiga estabelecer uma boa jogada se estiver atento aos detalhes mais importantes e vitais. De acordo com a Conta Azul, o empresário deve seguir os seguintes passos para a abertura de empresa:

  • Encontrar um bom contador;
  • Definir um contrato social;
  • Fazer o registro de junta comercial;
  • Obter alvará de localização e funcionamento;
  • Fazer a inscrição estadual;
  • Organizar licenças e inscrições de regulamentação em orgãos muncipais e estaduais;

 

Como evoluir um empreendimento?

É importante destacar, no entanto, que o processo de abertura de uma empresa demanda tempo de estudo e uma organização interna, baseado numa inserção estratégica e com algum grau de inovação, que consiga ser explorado em termos comerciais e para a longevidade do negócio, de modo que é importante pensar sempre o negócio como um todo dinâmico, capaz de se transformar para atender as necessidades da freguesia.

Feito isso, é preciso que o empreendedor estruture uma dinâmica de gestão interna, que organize as ideias de serviço/produto que vai oferecer, com a gestão de time. Em relação a isso, o Sebrae destaca como importante os seguintes processos internos para uma boa gestão de empresa:

  • Organização administrativa: controle financeiro, de caixa, contabilidade e organização geral de pagamentos. Aliás, você sabia que existem incentivos fiscais para empresas que exportam? Saiba mais aqui!
  • Recursos humanos: responsável pela gestão interna do time, coordena processos de integração e treinamentos.
  • Comercial: vitrine da empresa, é o setor responsável pela venda do produto/serviço e comunicação com o cliente. Conheça dicas de como aumentar o sucesso das negociações aqui!
  • Operacional: parte do time responsável pelo desenvolvimento dos projetos, trabalham ativamente nos serviços ofertados pela empresa.

 

Quais planos precisam ser traçados no interior da empresa?

Já se expôs os critérios brutos de organização da empresa. Tendo esse esqueleto desenhado, é preciso que o empreendedor se organize para fazer isso tudo funcionar. Deste modo, destaca-se a necessidade de fazer os seguintes exercícios:

  • Definir um capital de investimento: é o principal para ajudar a definir a escala do empreendimento.
  • Entender a viabilidade do seu negócio: o empreendedor deve se perguntar: o que estou oferecendo faz sentido para os meus clientes? Meu produto/serviço se relaciona com uma necessidade palpável das pessoas?
  • Organizar uma análise SWOT: definir com clareza: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao seu negócio.
  • Traçar um planejamento estratégico: organizar metas gerais a serem alcançadas e dividí-las para que sejam sedimentadas por todos os departamentos da empresa. Entenda por exemplo, a importância de um estudo de mercado.
  • Traçar um planejamento tático: organizar como os tarefas serão feitas para o alcance das metas.

 

Facilidades recentes relacionadas à abertura de empresa

Recentemente, circulou pela imprensa atualizações por parte do governo em relação à facilitação no processo de abertura de empresas. Segundo o Governo Digital, foi empreendido o Balcão Único, uma solução tecnológica que integra dados de todas as esferas de orgãos governamentais e que foi projetado para facilitar o processo de abertura de novas empresas, sem tanta burocracia.

A funcionalidade estará disponível para 11 estados brasileiros: Paraná, Piauí, Rondônia, Maranhão, Alagoas, Goiás, Sergipe, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Anteriormente, o Balcão Único já estava disponível para São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O governo acredita que a iniciativa deve ajudar a incentiver a abertura de negócios através da diminuição da burocracia. O mesmo tem sido verificado com uma outra funcionalidade: a Assinatura eletrônica.

É importante, no entanto, que o processo seja acompanhado de uma boa ferramenta de suporte e que já conte com experiência e que seja um parceiro nos processos de internacionalização. Por esse motivo, a B2Brazil, já conta com funcionalidades personalizada para gerar oportunidades especiais para o empreendedor que deseja realizar o processo de internacionalização de maneira descomplicada.

 

Oportunidades Internacionais

A digitalização do comércio exterior é um processo que vem se acelerando com o tempo. A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 200 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais.

Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: