Os carros-chefe das exportações brasileiras

A carne bovina em números

O volume no número de exportações de carne surpreende: durante o ano de 2021 foram exportadas 1.560.200 toneladas do produto. Esse valor representou uma queda de 9,5% em relação ao ano de 2020, mas ainda assim demonstra o potencial gigantesco da carne, levando em consideração o cenário de crise deixado pela pandemia.

Ocupando o 5º lugar de produto mais exportado, a exportação de carne chegou a casa dos 1,082 bilhões de dólares de receita no mês de setembro de 2021. Os principais destinos do produto foram: China, Estados Unidos, Egito, Israel e Hong Kong enquanto as principais UFs de produção foram: Mato Grosso, São Paulo e Goiás.

Os números do início de 2022 apontam para a continuidade destas condições, mantendo valores estáveis de exportação, com crescimento de 3,71% em relação a janeiro de 2021, por exemplo. Mantendo os mesmos destinos e as mesmas bases de produção, o mercado de carnes projeta uma estabilidade para o restante do ano.

 

A soja

A soja é um outro gigante da economia brasileira. Segundo os dados do ComexStat, o produto liderou o ranking de exportações de produtos agrícolas no ano de 2021, tendo atingido o número de 86.109.796 toneladas em 2021, um aumento de 3,8% em relação ao ano de 2020. O produto movimentou ainda 38.638,73 milhões de dólares em exportações, tendo um pico no mês de maio de 6,7 bilhões de dólares na casa de exportação.

O mercado foi dominado pela presença chinesa, que absorveu em 2021, 80% das exportações de soja, sendo seguida por Vietnã, Espanha e Irã. Os destaques para a produção do produto ficam por conta de Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná, que saíram na frente como destaque.

Os números do início deste ano apontam para a continuidade do avanço do setor, com aumento em janeiro de 5,224% em relação ao mesmo mês do ano passado, contando com a exportação de 2.452.064 toneladas, um número 4,8% maior que em janeiro do ano passado.

 

Estes números ajudam a enxergar o tamanho do potencial exportador brasileiro e desperta a curiosidade de empreendedores que desejam internacionalizar seus negócios e conseguir impulsionar suas empresas.

Por isso, nós da B2Brazil oferecemos uma gama de serviços e soluções para o empreendedor brasileiro que almeja chegar ao exterior sem complicação e

enrolação!

 

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 200 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais.

Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: