O que é Balança Comercial?

Estar a par do contexto econômico nacional é um pré-requisito para entender a melhor estratégia ao realizar exportação ou importação de um produto.

Vamos falar o que é balança comercial, sobre sua relevância, como ela é afetada e os resultados mais recentes obtidos pelo Brasil. 

O que é Balança Comercial?

A Balança Comercial é um compilado de dados de comércio exterior que mensalmente são divulgados pelo Governo Federal do Brasil. Ela é usada para a mensurar a diferença entre as exportações e as importações que ocorrem em determinado período. Por isso, compreende as transações que o país realiza externamente, ou seja, a compra ou a venda de bens, produtos e serviços, em valores.

De forma resumida: Balança comercial = valor total de exportações – valor total de importações

Sua principal importância para o Comércio Exterior é mostrar a condição comercial do país, se operações negativas ou positivas aconteceram ou se houve um equilíbrio comercial.

 

Balança Comercial Recente

Nos últimos anos, o Brasil vem registrado números positivos na balança comercial, o chamado superávit. Isso significa que os valores de exportação são maiores que os valores de importação. Caso o contrário ocorra, ou seja, o país venda menos que compre, ocorre o chamado déficit, que gera uma dívida, já que o país manda mais dólares para o exterior do que os recebe.

Em 2020 o Brasil teve um superávit de US$ 50,995 bilhões, quarto maior saldo desde 1989, início da série histórica. No ano, o Brasil exportou um total de US$ 209,921 bilhões e importou US$ 158,926 bilhões.

em 2021o saldo da balança comercial foi o maior da série histórica, superando o recorde antierior, de 2017. O total do superávit foi de US$ 61 bilhões, valor este, 21,1% maior que o registrado em 2020. No ano, o Brasil exportou US$ 280,4 bilhões e importou US$219,4 bilhões.

O saldo da balança comercial interfere diretamente no cálculo do Produto Interno Bruto, o PIB, do país.

 

Quais Fatores Influenciam na Balança Comercial?

Os principais elementos que impactam nas transações que compõem o saldo da balança comercial são:

Taxa Cambial

Quando a moeda brasileira está valorizada em relação às moedas estrangeiras, a tendência é o barateamento das importações, o que provoca a maior entrada de produtos estrangeiros, ou seja, mais importações.

Quando a realidade é oposta, com a moeda nacional desvalorizada, as exportações podem se beneficiar, pois as mercadorias internas ficam mais baratas e competitivas para os compradores internacionais, gerando mais exportações.

Política Comercial

Quando um país regularmente impõe barreiras tarifárias ou restrições às importações de outros países, conhecido como protecionismo, os seus produtores internos tendem a se beneficiar, já que a demanda será atendida por estes.

Por outro lado, os parceiros globais conseguirão fazer menos transações comerciais com esse país.

Isso pode ser favorável e fortalecer as empresas locais, permitindo seu crescimento no mercado, porém, do ponto de vista das relações exteriores, talvez possa gerar alguns problemas com os países parceiros.

Oferta e Demanda

A economia internacional está intimamente interligada. Logo, quando um país passa por recessão econômica, a demanda de mercadorias tende a se reduzir e o número de exportações para aquele parceiro, por consequência, também sofre retração. Isso faz cair os preços.

Nos casos em que os parceiros comerciais estão comprando mais do que um país normalmente produz, o preço dos produtos tende a se elevar.

Essas flutuações afetam diretamente no saldo da balança comercial.

 

Oportunidades Internacionais

Acompanhar de perto os resultados da balança comercial é uma ótima estratégia para entender como a economia do país deve se comportar nos próximos meses e escolher melhor quais serão os investimentos mais adequados à situação do período.

A B2Brazil é a maior plataforma para negócios B2B online da América Latina. São mais de 200 mil empresas de todo o mundo registradas e nosso propósito é levar e facilitar o comércio exterior para as micro, pequenas e médias empresas, fazendo o encontro entre compradores e vendedores e gerando oportunidades de negócios.

Se você tem interesse em aumentar as parcerias do seu negócio ainda este ano, pode começar agora mesmo com um cadastro gratuito na B2Brazil, que permite incluir seus produtos, enviar ofertas de vendas e receber solicitações de compras. Não perca tempo!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: