O que é ARPU?

post

Dentro de qualquer empresa, a área financeira é essencial e o seu sucesso demanda muita organização, planejamento e capacidade de análise.

Trataremos sobre o ARPU, sigla em inglês para “Average Revenue Per User”, ou mais conhecido em português como “receita média por usuário”, que quando usado de forma inteligente, é um instrumento que pode ajudar empreendedores a atingir os objetivos dos seus negócios de forma estruturada e eficiente.

O ARPU é um índice que mede os gastos de cada cliente de uma empresa durante um determinado período. Dessa forma, ele funciona como uma métrica da receita de uma empresa, sendo muito utilizado para fazer diagnósticos e análises. 

Além disso, como um indicador, o ARPU poder ser aplicado para:

  1. Mensurar o desempenho de venda dos produtos e/ou serviços para cada cliente;
  2. Comparar os volumes de vendas entre certos períodos, acompanhando seu crescimento ou retrocesso, conforme analisa-se os porquês de cada situação e quais são suas fraquezas, forças e tendências positivas e negativas;
  3. Ajudar a definir preços para tornar o negócio sustentável;
  4. Demonstrar a média de gastos por cliente que, por sua vez, pode ser usada para atrair investidores; 
  5. Analisar o controle de desempenho interno de uma empresa, para saber quais são os produtos e/ou serviços mais vendidos, por exemplo. 


O ARPU é, portanto, uma grande ferramenta da qual você pode usufruir para planejar os próximos passos e projetos do seu negócio de forma estratégica. 

Como calcular o ARPU
Antes de mais nada, é necessário estabelecer o período de tempo que se deseja analisar, pode ser em termos de dias, meses ou anos. Em seguida, basta dividir a receita média total, gerada pela empresa dentro desse período de tempo, pela média do número de clientes que consumiram esse produto ou serviço no mesmo período.

ARPU = Receita média total / Nº médio de clientes

Por exemplo, uma empresa vende um serviço de assinatura de revistas e deseja calcular o ARPU relativo ao período de um ano. Para isso, ela calcula que, durante esse ano, a receita média total desse serviço foi de R$200.000,00 e o número médio de assinantes foi de 450. Logo, o ARPU dessa empresa foi de R$444,44 ao longo do ano analisado. 

Lembre-se: se o número de clientes variar dentro do período de análise, é preciso trabalhar com a média desse intervalo. Por exemplo, se estamos analisando o ARPU de um mês que começou com uma carteira de 300 clientes e terminou com 500, a média a ser levada em conta é 400 clientes [(300+500)2 = 400]. 

Benefícios e vantagens de se calcular o ARPU 
Conforme vimos, o ARPU oferece uma visão panorâmica e até específica de como o seu negócio está se saindo, sendo assim ele promove diversos benefícios e vantagens, como os listados a seguir:

  • O ARPU é um ótimo indicador da saúde financeira da sua empresa
  • Colabora para confirmar ou formar um valor justo a ser cobrado pelo seu serviço ou produto;
  • Pode ser usado para traçar estratégias de conquista de mais clientes, pois o ARPU mostra exatamente o número de novos clientes necessários para atingir um nível de negócio sustentável;
  • Nesse sentido, ele pode auxiliar a arquitetar estratégias para os setores de  marketing e vendas, mostrando quais setores e produtos têm mais destaque e melhor desempenho; 
  • Permite que projeções de crescimento sejam feitas sobre o rendimento gerado por cada cliente, ao invés do total deles, pois nem sempre maior quantidade de clientes significa maior faturamento;


Além disso, ao usar o ARPU é mais fácil fazer uma comparação com concorrentes, permitindo segmentar os usuários para analisar a lucratividade e conhecer mais sobre os canais de aquisição.

Ao conhecer mais sobre a receita média por usuário, é possível ter uma previsão de renda em determinado período e, dessa maneira, facilitar a tomada de decisões, à medida que permite saber quais os serviços e produtos mais vendidos e quais faixas funcionam melhor, com uma estratégia comercial valorizando o que realmente tem potencial de crescimento.

Participe do comércio internacional de forma eficiente e com operações financeiras saudáveis para sua empresa. Acesse a B2Brazil!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: