O processo de importação no Brasil

A importação é o processo de entrada de bens ou serviços de um país estrangeiro a outro país. Junto às operações de exportação, são os núcleos do comércio exterior e as atividades que regulam a balança comercial. Além disso, a importação é extremamente importante por permitir o acesso a produtos mais competitivos em relação a disponibilidade do mercado interno e também suprir bens e serviços indisponíveis no país do importador.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o processo de importação no Brasil, os tipos de importação possíveis e como sua empresa pode se habilitar para começar a importar e encontrar novos fornecedores!

TIPOS DE IMPORTAÇÃO
As importações são divididas em 3 tipos, com diferentes características e aplicações:

- Importação por conta e ordem de terceiros: nessa modalidade, uma empresa importadora terceirizada, geralmente chamada Trading, é contratada para prestar o serviço de importação e realizar todo o processo para a empresa compradora (contratante). A vantagem dessa modalidade é a possibilidade das empresas (contratante e trading) manterem o foco em sua atividade principal. Enquanto a empresa contratante não necessita alocar profissionais e muitos recursos na operação, a Trading foca sua atividade totalmente no processo de importação do produto.

- Importação por conta própria: Nessa modalidade, a empresa importadora é a responsável por todo o processo, utilizando recursos próprios para isso. A importação por conta é mais recomendada para empresas que desejam ter o controle de todo o processo de forma interna, mas exige que se tenha todo o conhecimento dos trâmites e processos para a entrada do produto no país.

- Importação sob encomenda: semelhante a importação por conta e ordem, nessa modalidade, a trading é a responsável por todo o processo da importação, porém, aqui ela arca com os custos da operação com seu próprio caixa. Ao final da importação, o produto nacionalizado é vendido para a empresa contratante, incluindo as despesas do processo no valor final da operação.

A escolha do melhor tipo de importação dependerá de diferentes variáveis que devem ser analisadas, como a capacidade da empresa em alocar profissionais e recursos para realizar a importação, o conhecimento dos processos e trâmites para a entrada no produto no mercado nacional, o controle que a empresa pretende ter do processo, entre outros pontos. As três modalidades possuem suas vantagens e diferentes níveis de risco, então é preciso traçar uma boa estratégia que melhor se adeque ao seu negócio.

ENCONTRANDO BONS FORNECEDORES
Encontrar fornecedores ideais é uma tarefa complicada, principalmente quando estamos lidando com empresas internacionais. É importante destacar algumas dicas que ajudarão na busca das melhores opções para sua empresa.

Hoje, em decorrência da pandemia de Covid-19, marketplaces como o B2Brazil se tornaram opções de destaque na busca por fornecedores e oferecem ferramentas muito úteis para que você encontre e entre em contato com novos fornecedores em diferentes países. É importante que você conheça bem o produto que deseja importar e tenha definido detalhes como tipo, quantidade, origem, entre outras especificações que irão direcionar sua empresa a fornecedores que melhor atendam suas demandas.

O comércio internacional é especialmente perigoso com relação a fraudes, então é importante ter cuidado redobrado ao negociar com empresas estrangeiras. Solicite amostras e nunca faça pagamentos antecipados antes de conhecer e já ter um relacionamento com a empresa.

Feiras de negócio também são uma forma de encontrar fornecedores para os produtos que você precisa. Caso seja viável, é sempre interessante participar de feiras internacionais presenciais e até mesmo online. Network é sempre importante! Além disso, avalie a possibilidade de visitar o fornecedor, conhecer sua estrutura, procedimentos e qualidade.

HABILITAÇÃO PARA IMPORTAR
Se você decidiu que a importação por conta própria é a melhor opção para seu negócio, é necessário se atentar a alguns requisitos para que sua empresa esteja apta a isso.

Um dos principais requisitos é a habilitação da sua empresa para a utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), a plataforma governamental para o controle das operações de Comércio Exterior no Brasil. O Radar, como é chamada essa habilitação, é um registro obrigatório da Receita Federal que além de permitir o acesso ao Siscomex, garante que empresas importem ou exportem de maneira legal. Existem 5 modalidades para escolher ao Habilitar no Radar. Essa escolha definirá o limite de valores que poderá ser comercializado durante 6 meses. Neste outro artigo, explicamos melhor cada modalidade e te damos dicas de como conseguir essa habilitação de forma ágil e transparente.

Com essas dicas, esperamos que sua empresa consiga decidir qual a melhor a melhor opção para sua importação e como encontrar bons fornecedores no mercado internacional. Caso ainda esteja com dúvidas, o B2B Trade Center, setor especializado em serviços de Comércio Exterior do B2Brazil, consegue oferecer à sua empresa soluções que podem tornar toda essa operação mais fácil e segura. 

Entre em contato conosco caso tenha qualquer dúvida! 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: