O papel do Brasil no mercado internacional de móveis

Em meio às adversidades de um período que restringiu a economia, a produção e a mobilidade em todos os mercados ao redor do mundo, a indústria brasileira de móveis e colchões mostrou, sua força e potencial de expansão. Dando sequência à trajetória positiva do último ano, as exportações moveleiras em janeiro de 2021 apresentaram crescimento de 36,9% comparando-se a igual mês de 2020.

Destaque para a exportação de estofados, que no primeiro mês do ano cresceu 47,4% na comparação com janeiro de 2020. Nas demais categorias monitoradas pelo estudo, os números também são animadores: colchões, 44,2%; móveis de madeira, 36%; e móveis de metal, 27,2%. Demonstrando, assim, oportunidades de internacionalização em todos os segmentos.

Ainda na comparação com igual período do ano anterior, durante o mês de janeiro de 2021 chama atenção o aumento significativo das negociações de empresas de móveis brasileiras com compradores dos Estados Unidos (57,4%), Chile (169,4%), Peru (85,1%) e Porto Rico (177,8%).

O MERCADO INTERNO DE MÓVEIS
O mercado interno de móveis representa uma grande oportunidade para as empresas do setor de Casa e Construção. Por isso, os empreendedores devem estar atentos à dinâmica do mercado nacional para poderem identificar as oportunidades e adequar o negócio às principais demandas e mudanças de mercado.

Entre os tipos de móveis produzidos, a região Sul é destaque principalmente na fabricação de móveis de madeira. Santa Catarina se sobressai pelo número de empresas e empregados, o que fortalece a cadeia produtiva regional. Outro aspecto relevante e que influencia o mercado nacional é a sazonalidade na venda de móveis, uma vez que uma maior ou menor demanda impacta em questões cruciais, como a alocação de matérias-primas, faturamento e disponibilização de maquinários e funcionários.

Outra característica do mercado brasileiro que tem evoluído nos últimos anos envolve a utilização da internet por parte dos consumidores. Conforme dados disponibilizados no portal eMobile, 63,6% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet antes de adquirir um móvel.

O MERCADO EXTERNO DE MÓVEIS
Além de aproveitarem as oportunidades através do mercado interno de móveis, os empreendedores podem comercializar seus produtos para outros mercados, através de parceiros estratégicos e de uma cadeia produtiva estruturada e otimizada. Porém, a participação no mercado internacional apresenta desafios aos pequenos negócios, como as exigências dos países consumidores, as exigências para a exportação e as condições logísticas para tal empreitada.

As empresas de móveis contam com um mercado de exportação desenvolvido em Santa Catarina. Em 2017, as empresas do estado faturaram US$ 236,24 milhões com exportações. Santa Catarina é destaque em exportação tanto para os Estados Unidos como para o Reino Unido, respondendo por 62,62% e 52,89% das exportações brasileiras para estes dois países, o que revela dois mercados internacionais com uma maior maturidade e estabilidade.

Em Santa Catarina, os móveis de madeira utilizados em quartos de dormir equivalem a 55,67% das exportações do estado, sendo um mercado estruturado e em potencial para as empresas. Os móveis de madeira utilizados em quartos de dormir equivalem a 66,44% das exportações para os Estados Unidos.

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
Conheça os principais dados sobre a indústria de móveis que indicam tendências de mercado para 2021:

1. Aumento das vendas online
Os dados sobre a indústria de móveis mostram que 2020 foi o ano de consolidação do comércio digital. A presença online não é mais uma opção, mas, sim, um quesito primordial para a viabilização e crescimento do negócio.

2. Queda da produção moveleira
Os dados sobre a indústria de móveis mostram que com os decretos de lockdown, as produções foram suspensas. 

3. Aumento da contratação de funcionários
Os dados sobre a indústria de móveis mostram que o volume de emprego, em setembro de 2020, apresentou aumento de 5,6%, comparado ao mês anterior. Muitas famílias destinaram parte de suas reservas financeiras, que estavam inicialmente destinadas para viagens e lazer, para o consumo de móveis durante o segundo semestre de 2020.

4. Escassez de insumos
Os dados sobre a indústria de móveis demonstram que a falta de insumos tem limitado o faturamento das empresas, uma vez que essa escassez dificulta o atendimento da demanda interna e externa.


INDÚSTRIA 4.0 DO MERCADO MOVELEIRO
Para que as empresas de móveis aproveitem as oportunidades, tanto do mercado interno quanto externo, contar com um processo logístico bem desenvolvido torna-se fundamental. Neste contexto, a Indústria 4.0 é uma das grandes revoluções para o processo produtivo, moldando em larga escala a forma com que as empresas se relacionam com toda a cadeia.

O conceito de Indústria 4.0 surgiu na Alemanha e se traduz nas “fábricas inteligentes”, em que se articulam os sistemas físicos e virtuais, que conectados à rede, desenvolvem as cadeias de valores e permitem uma maior integração com clientes e parceiros, gerando produtos com elevado valor agregado. O termo “4.0” identifica uma quarta revolução industrial, movida pelas tecnologias da “internet das coisas”, como a automação e a inteligência artificial.

B2Brazil tem toda a estrutura para ser seu parceiro estratégico e comercial na expansão internacional: com um time especializado em comércio exterior que atua focado nas pequenas e médias empresas, disponibiliza serviços de tecnologia, promoção comercial, negociação, documentação, logística e cambial.

Fale conosco e entenda a melhor solução para o momento de sua empresa.

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: