O Mercado de Oleos Comestiveis

Há uma gama de variedades de grãos dos quais podem ser extraídos os óleos. Entre eles, milho, soja, girassol, além de uma gama de oleaginosas e frutas, mas os principais óleos comestíveis ainda são o óleo de palma e o de soja que quando processada se torna um ingrediente essencial de diversos óleos de cozinha e alimentos processados, já o óleo de palma é o mais consumido no planeta e utilizado para uma infinidade de produtos comestíveis.

O preço dos óleos vegetais vem ganhando muito destaque nos últimos meses, esse cenário é devido aos estoques globais estarem reduzidos com uma produção gradual de matéria prima e alta demanda no setor de biodiesel.  

Setores de Destaque

Há grande destaque para o óleo de soja devido a uma safra de 120 milhões de toneladas em janeiro de 2020. 

O biodiesel vem mantendo bom desempenho com um aumento de 13,2% da demanda por matérias-primas segundo o Ministério da Industria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC).

Durante o mês de setembro de 2021 os valores do óleo de girassol tiveram muitas variações. Iniciando o mês com alta de preços, porém sem uma oferta de nova safra. Já na segunda quinzena do mês os valores tiveram variações quase diárias com tendências de alta e algumas ofertas no mercado. A Rússia já recolhe os números da safra de 2021 com 105,1 milhões de toneladas do grão, enquanto na América Latina a um cenário de fim de safra com alguns países como Argentina apresentando uma alta de preços e pouca oferta já que possui pouco produto disponível. 

No setor do óleo de milho há ofertas, mas o principal desafio é posto pelo cenário logístico mundial pois há falta de navios para os embarques a granel e os embarques em container também estão comprometidos. Além disso, o modal marítimo frequentemente apresenta atrasos que prolongam o tempo de espera pela mercadoria. Os Estados Unidos ainda estão oferecendo os seus últimos volumes para 2021 enquanto o Brasil e a Argentina já ofertam volumes do primeiro trimestre de 2022, considerando o preço elevado do milho e os entraves logísticos já mencionados seus derivados vem apresentando alta e voltando a uma tendência crescente junto aos óleos de palma e soja.

Mercado Brasileiro 

O Brasil se destaca na produção de óleo de soja, o principal óleo vegetal consumido no país. A safra do óleo de soja alcançou mais de 120 milhões de toneladas em janeiro de 2020, todavia, a pandemia teve reflexos no setor, o que acabou encarecendo o produto no mercado interno já que quem trabalhava com exportação aproveitou a depreciação do câmbio e exportou seus produtos, assim alguns produtores puderam se beneficiar da valorização do dólar. 

Ademais, as importações de óleo de soja do Brasil atingiram a maior alta dos últimos 20 anos durante o aumento dos preços domésticos, o país importou 86.130 toneladas do óleo vegetal segundo dados do Ministério da Agricultura, o maior fornecedor desse óleo para o Brasil é a Argentina seguida pelo Paraguai, correspondendo respectivamente a 55% e 42% de todas as compras brasileiras. Essas importações acompanham a alta dos preços internos do óleo de soja e o seu uso como principal matéria-prima para produção de biodiesel. 

A Associação Brasileira de Esmagadores de Sementes Oleaginosas (Abiove) estima que o Brasil produza 9.4 milhões de toneladas de óleo de soja este ano produção menor quando comparado ao ano de 2020.

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 178 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais. Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!   

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: