O futuro do mercado de terminais portuários brasileiros

Os terminais portuários brasileiros que dia e noite recebem e liberam centenas de produtos são o principal meio de transporte no Brasil para atingir novos mercados. O potencial dos portos nacionais é altíssimo, mas o que esperar dessa modalidade nos próximos anos? 

 

INOVAÇÕES PORTUÁRIAS

As novidades desse mercado podem ser vistas desde a cotação até a entrega final da mercadoria. A digitalização e a automatização de processos são alternativas para descomplicar o traslado do produto, além de ser fator determinante para gerenciar o grande volume de dados. Já estão em curso mudanças próprias na movimentação portuária, como é o caso de carretas autônomas para otimizar tempo e aumentar a segurança nesse processo. As inovações portuárias não param por aí. A introdução da internet das coisas (IoT) promete revolucionar o mercado e sem dúvidas o Brasil, com o maior complexo portuário da América Latina (Porto de Santos) deve acompanhar esse novo ciclo. 

 

O BRASIL ESTÁ PREPARADO? 

Há diversos desafios para a implementação da automatização em portos brasileiros, como exemplo, a falta de padronização entre máquinas e equipamentos, falta de aparato jurídico na introdução de tecnologia de ponta no país, escassez de recursos para o projeto e altos custos para implementação. 

Diante disso, se tem ideia do tamanho dos desafios para acompanhar o futuro desse segmento. Por outro lado, não se deve desconsiderar a melhora tecnológica empregada na última década nos portos nacionais. A exemplo do conceito de TUP (terminal de uso privado) que permitiu mudanças no setor portuário brasileiro, como consequência das demandas da transformação do modelo de negócios pública para o setor privado.  O Brasil, com sua forte atuação no setor de commodities e por vislumbrar maior intercâmbio de setores de ponta, deve acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. 

 

EXEMPLO NACIONAL 

Portos do Paraná avançaram em tecnologia e inovação no ano passado. No cenário desfavorável como o da atual pandemia, o gerenciamento operacional passou a adotar sistemas inteligentes. Isso decorre por meio da colaboração técnica inédita com a Fundación Valenciaport para tornar a operação portuária mais eficaz. 

Como anunciado pelo Governo do Estado do Paraná, a inovação conta com novo modelo de gerenciamento das operações marítimas, de forma simultânea, entre todos os agentes envolvidos nas operações de chegada e saída de navios. Além disso, a parceria discute questões de segurança digital e tecnologia de proteção de dados.
 


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