Mercado de móveis em 2021: confira os detalhes do setor no último ano

Quer saber sobre os principais resultados da Exportação de Móveis em 2021 aqui no Brasil? Leia neste artigo e fique por dentro!

Qual a estruturação das exportações de móveis no Brasil?

Seguindo nossa série de exposições sobre setores destaques e com potencial de internacionalização no mercado brasileiro, desta vez trata-se do setor de móveis, que tem se mostrado, assim como os demais, um setor fértil para a o investimento, com números importantes de crescimento e uma perspectiva de abertura nos últimos anos. 

Portanto, a B2BAcademy explora neste artigo o potencial do mercado de móveis, que se mostra com um potencial entusiasmante. A análise deste texto conta com dados disponibilizados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) na plataforma Comexstat e dados de outras fontes do setor.

 

Descrições gerais do móvel brasileiro

Por critérios de organização, convencionou-se que os países-membros do Mercosul passassem a utilizar o NCM como ferramenta de identificação e categorização de produtos no mercado internacional. A partir desta designação é possível agrupar, selecionar e analisar dados com maior efetividade. No caso dos calçados, a convenção do NCM agrupou o produto na sessão 9403, que conta com especificações ainda maiores, de acordo com as características do produto.

Essa designação agrupa produtos tais quais: móveis de metal, do tipo utilizado em escritórios; móveis de madeira e outros móveis de metal, a partir de uma categorização mais específica. É importante que o empreendedor que trabalha com calçados consiga se organizar de modo a localizar seu produto dentro dessas designações, para que consiga transitar e operacionalizar com maior segurança e facilidade os processos de negociação.

Em relação aos números, a exportação de móveis no ano de 2021 representou 0,4% da participação no total das exportações brasileiras e 0,7% do total de exportações da indústria de transformação, com 521.781,5 toneladas exportadas e 1.401,76 milhões de dólares em receita. Esse aumento foi de 50,7% em relação ao ano de 2020, número positivo no crescimento do setor.

 

Quais regiões mais produzem móveis para exportação?

No ano de 2021, as unidades federativas que mais se destacaram na produção de móveis foram:

  • Santa Catarina, com participação de 36,4% e valor FOB de 379 milhões de dólares em produção;

  • Rio Grande do Sul, com 28,2% e valor FOB de 294 milhões de dólares;

  • Paraná, com 17,2% de participação e valor FOB de 80,1 milhões de dólares;

 

 Quais os principais destinos do móvel brasileiro? 

Em relação aos destinos que essas exportações estão tomando, alguns lugares se destacam. São eles:

  • Estados Unidos, com 35% do escoamento das exportações e 362 milhões em valor FOB.

  • Chile, com 11% de participação e 69,2 milhões de dólares em valor FOB.

  • Uruguai que marcou 6,6% e valor FOB de 68,8 milhões de dólares.

  • Fecham o top 5 de destinos: Reino Unido e Peru, com 6,5% e 5,4% de participação e 68,1 e 55,9 milhões de dólares em valor FOB, respectivamente.

 

 Impactos do setor de móveis na economia em geral

Os números em si oferecem uma perspectiva interessante para a comparação. Eles ilustram a realidade do mercado de calçados no Brasil e conseguem descrever alguns caminhos importantes para o empreendedor interessado.

A Brazilian Furniture chama a atenção para um avanço na comercialização e produção de colchões e móveis no primeiro bimestre deste ano já supera os números do mesmo período de 2021. Segundo a fonte, a indústria brasileira já exportou 61,8 milhões em valor FOB, tendo um crescimento ainda maior em fevereiro, na casa dos 11%.

A fonte expõe dados fornecidos pela Apex e pela ABIMÓVEL - Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário que afirmam haver uma predominância dos móveis de madeira nesse movimento de crescimento da indústria de móveis. Uma oportunidade sem igual para os empreendedores brasileiros que desejam ingressar nesta oportunidade.

É importante, no entanto, que o processo seja acompanhado de uma boa ferramenta de suporte e que já conte com experiência e que seja um parceiro nos processos de internacionalização. Por esse motivo, a B2Brazil, já conta com uma funcionalidade personalizada para esta demanda: o Exporta Mais, plano setorial voltado para o mercado de móveis com oportunidades especiais para o empreendedor que deseja realizar o processo de internacionalização de maneira descomplicada.

 

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 200 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais.

Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!
 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: