Mercado de cosméticos e perfumaria em 2021: fique por dentro do desempenho e dos destaques do setor no último ano

Cosméticos no mercado brasileiro
No panorama de produtos em ascensão no mercado brasileiro, trazemos o caso dos cosméticos, setor que vem apresentando crescimento importante e exponencial na indústria brasileira nas últimas décadas.

Neste sentido, a B2BAcademy explora neste artigo o potencial do mercado de cosméticos, que nos últimos anos têm ganhado destaque especial graças à participação ativa dos empreendedores brasileiros no mercado internacional. A análise deste texto conta com dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) na plataforma Comexstat.

 

Desempenho geral do cosmético brasileiro

Segundo a ABIHPEC o setor de higiene pessoal e beleza teve um aumento de 31% em fevereiro deste ano, maior número desde fevereiro de 2014. Ainda segundo a associação, o setor de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos obteve um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, com o valor de soma das importações e exportações na casa dos 114 milhões de dólares.

Estes números refletem o crescimento exponencial da indústria brasileira em ascensão, principalmente com o restabelecimento das atividades nesse momento de transição da pandemia, com o avanço da vacinação e revogação de restrições que fragilizaram o comércio em geral.

Aqui, utiliza-se um foco maior para o setor de perfumaria e toucadores, com exceção de sabonetes, para a condução de análise mais elaborada do setor. Segundo o ComexStat o número de toneladas exportadas ficou na casa dos 96.440, com aumento de 15%. O valor das exportações ficou em 434,1 milhões de dólares, com aumento de 22% em relação ao ano de 2020.

 

Quais regiões mais produziram artigos de perfumaria para exportação

No ano de 2021, os estados brasileiras que mais produziram artigos de perfumaria e toucador, com exceção de sabonetes foram:

  • São Paulo, com participação de 79,4% e valor FOB de 345 milhões de dólares em produção;

  • Rio de Janeiro com 7,8% e valor FOB de 34,1 milhões de dólares;

  • Paraná, com 4,3% de participação e valor FOB de 19,1 milhões de dólares;

 

 Quais os principais destinos da perfumaria brasileira? 

Levando em conta os países de destino que essas exportações estão tomando, obtiveram destaque: 

  • Argentina, com 15% do escoamento das exportações e 16,2 milhões de dólares em valor FOB.

  • Colômbia, com 12% de participação e 12,5  milhões de dólares em valor FOB.

  • México também com 12% e valor FOB de 12,5 milhões de dólares.

  • Integram o restante dos 5 destaques: Chile e Portugal, com 11% e 6,4% de participação e 11,8 e 6,76  milhões de dólares em valor FOB, respectivamente.

Esses números, ajudam a compreender o panorama de expansão gradativa que o setor vem presenciando nos últimos anos. A ABIHPEC chama atenção ainda para o crescimento de empresas de cosméticos naturais nos últimos anos e identifica nelas um estímulo geral de internacionalização. Eles afirmam que as tendências sustentáveis e de democratização do acesso à produtos de qualidade tem andado lado a lado com o processo de internacionalização dessas empresas, o que chama atenção para a necessidade de se preparar e se munir com as melhores ferramentas para não ficar de fora desse movimento. Na B2Brazil você tem acesso a tudo isso de forma simples e descomplicada!

 

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