Importação e exportação: O que são e como fazer?

post

Por que é importante falar de importação e exportação?

A B2Brazil tem permanecido atenta às demandas e necessidades dos nossos clientes, por causa disso, temos pensado em conteúdos auxiliares que vão ajudar nossos clientes tanto nos processos de organização interna quanto nos internacionais.

Falar sobre importação e exportação é de extrema importância uma vez que muitas vezes as empresas que desejam iniciar os processos não tem conhecimento do que significa cada um dos termos, como os processos funcionam e nem quais documentos são necessários. É comum nos esquecemos que o processo de acesso ao exterior conta com pequenos passos que precisam ser dados com muito critério e cuidado.

Pensando nisso, a B2BAcademy explora neste artigo os processos de importação e exportação e os critérios necessários para a realização destes com maior sucesso!

 

Importação: o que é?

A importação nada mais é do que o processo de compra de produtos ou serviços advindos de outros países. Quando se compra um produto do exterior, faz-se uma importação, e o mesmo vale para contratação de serviços de empresas de fora.

A importação é um movimento estratégico importante principalmente para a evolução do aparato técnico da indústria. Graças ao processo de globalização, aos acordos entre países  e aos esforços de cooperação internacional pode-se hoje ter acesso à produtos de alta qualidade com baixo valor de custo advindo de várias partes do mundo.

O processo de importação neste sentido, se destaca por proporcionar uma ampliação e variação do aparato industrial. Nos últimos anos, o Brasil tem assumido ainda mais a cara de um produtor de commodities. O avanço dessa indústria, pode, com efeito, ser amplificado, caso acompanhe os avanços tecnológicos do setor, principalmente com o acesso à equipamentos de qualidade e produtos de melhoramento das safras.

 

O que preciso para importar?

O processo de importação é mais burocrático que a exportação, portanto é preciso ter muita atenção com as documentações e exigências necessárias para o processo.

Pensando nisso, separamos um checklist com todos os documentos necessários para o início do processo de importação no Brasil:

  • Certificado de origem;

  • Packing List ou Romaneio de Carga;

  • Fatura Proforma ou Proforma Invoice;

  • Fatura Comercial ou Commercial Invoice;

  • Conhecimento de embarque;

  • Licenciamento de Importação;

  • Declaração de Importação.

Neste artigo, separamos mais informações sobre o processo de importação, além de dicas sobre como proceder para realizar seus negócios. 

 

E exportação, o que é?

Em relação à exportação, o movimento é o contrário: é quando se escoa a produção ao exterior, ou seja, vende-se produtos ou serviços para empresas ou pessoas de outros países. Ao longo da história do Brasil o processo de exportações ocupa um espaço estratégico na produção de riquezas nacionais, tendo passado por ciclos ao longo da história: cana, café, algodão, borracha e hoje, soja. Para além disso, o Brasil tem uma indústria de bens processados com potencial gigante a ser explorado.

A exportação é hoje um dos principais focos das grandes empresas brasileiras e é responsável pela geração de postos de trabalho por todo o país. O movimento de escoamento das mercadorias possibilita o giro em cadeia de emprego e renda de boa parte da população.

 

O que preciso para exportar?

A exportação costuma ser incentivada pelo Governo Federal do Brasil e, por isso, além de incentivos fiscais, o processo costuma ser mais simples e menos burocrático. Ainda assim, é importante estar atento a todos os requisitos.

Pensando nisso, também deixamos alguns documentos que aparecem no processo de exportação:

Caso ainda tenha dúvidas, o B2B Academy, em parceria com a CNI, disponibiliza o curso de Exportação Passo a Passo, que pode te ajudar a dar os primeiros passos na exportação. Conheça mais aqui!

 

Estratégia Internacional

Para além da descrição técnica desses processos, a B2Brazil chama a atenção para a necessidade de observar os processos de importação e exportação como projetos a serem realizados pelas empresas de maneira estratégica. Isso quer dizer que, para além da organização de documentos, é preciso que a empresa se mobilize internamente para pensar os projetos a partir de uma dinâmica duradoura e de longo prazo, que desvie as empresas de possíveis contratempos.

Neste sentido, recomenda-se a estruturação de um time engajado e qualificado para pensar os protótipos de inserção e o tocamento desses projetos de modo que sejam minimizados os riscos que envolvem o processo. Isso inclui vencer a barreira burocrática, logísitca e também linguística, além dos processos negociais.

Neste sentido, pode ser útil se utilizar de ferramentas de suporte que apoiem integralmente os empreendedores nesta empreitada. É preciso que se organize de maneira estratégica e organizada quais serão os passos dados para o estabelecimento do objetivo traçado, e que isso seja desenvolvido em padrões de responsabilidade e efetividade.

Para definir esse critério e vários outros, é necessário que o empreendedor se ronde de uma equipe qualificada e com especialidade no assunto. Aqui na B2Brazil, você tem acesso à todas as funcionalidades de apoio para o processo de internacionalização, desde o marketing até o desembaraço com frete e câmbio. A B2Brazil se organiza em projetos de suporte e assessoria que fazem o caminho do projeto para a realidade.

 

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 200 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais.

Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: