Frete Marítimo: como está o cenário internacional?

Desde o início da pandemia de Covid-19, o valor dos fretes internacionais teve grande alta e ainda preocupa os envolvidos na área.

Contexto
A relação Brasil-Ásia é profunda e o alto valor dos fretes pode influenciar a economia brasileira. Países como China, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Malásia, Vietnã, Indonésia, Índia, Hong Kong e Tailândia importam e exportam produtos para o Brasil. Os principais produtos importados para o Brasil vêm da indústria da transformação como válvulas, tubos, telecomunicação e eletrônicos, já o Brasil é um grande exportador de produtos agropecuários como soja, milho e minérios.

O modal marítimo ainda é a opção mais interessante para o comércio internacional pois tem grande capacidade para cargas maiores, custo menor de transporte, percorre longas distâncias, tem capacidade de armazenagem e distribuição e pouco risco de causar avarias a mercadoria transportada.

Em 2020, a variação dos preços dos fretes no transporte marítimo representou um desafio logístico para o setor de comércio exterior motivado, especialmente, pelas condições de isolamento social em diferentes países que paralisaram diversas atividades econômicas e operações.

Em 2021, com o adiantamento da vacinação e os mercados retomando suas atividades, a situação parece estar se normalizando. Contudo, a imprevisibilidade ainda assusta, por isso os mercados passam por recuperação de estoques e pensam em soluções para evitar o risco de parada das atividades por falta de matéria prima como ocorreu em 2020.

Por que os custos aumentaram?
A China é uma parceira comercial essencial para diversos países, com as medidas de isolamento muitas empresas suspenderam sua produção e até deixaram de importar passando a utilizar seus estoques para evitar a falta de produtos no mercado interno. Alguns países também suspenderam operações, cancelaram voos e impuseram quarentenas aos navios que chegavam em seus portos.

A partir da recuperação econômica, a demanda por inúmeros produtos fabricados na China cresceu em diversos países. Além disso, o frete aéreo também apresentou aumento fazendo a procura pelo modal marítimo aumentar ainda mais.

Outro problema que afetou o preço dos fretes internacionais foi a falta de contêineres. 

Neste cenário, os importadores tentam encontrar soluções como revisar a modalidade do radar, a utilização do modal LCL, a utilização de operações NOR (Non-Operating Reefer) nos fretes retorno e até a diminuição dos dias livres para estadia de contêineres.

Para facilitar o processo e trazer praticidade aos clientes, a B2Brazil, através de uma parceria com a Shipa Freight, criou a B2B Freight, uma plataforma de logística global criada para permitir que empresas brasileiras façam cotações e reservem fretes e serviços logísticos online. Para saber mais, clique aqui!

Efeitos sobre as empresas brasileiras
A agroexportação é um dos setores mais relevantes na economia brasileira. Assim, os altos fretes impactam o setor pois os custos de estocagem aumentam, os prazos de validade podem se esgotar à espera do embarque e a negociação com compradores internacionais se torna mais complicada e longa.

Outras áreas que podem ser atingidas pelo aumento do custo são o setor automobilístico e farmacêutico, pela necessidade de importação de insumos e soluções vindas de outros países.

Mesmo com o retorno das atividades econômicas e com o avanço da cobertura vacinal em diversos países, os efeitos advindos da pandemia vão continuar sendo notados ao longo prazo. Alguns especialistas acreditam que a logística internacional continuará tendo suas atividades afetadas até 2024, com os valores de frete no modal marítimo oscilando.

Oportunidades Internacionais
A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B internacionais, conectando mais de 200 mil empresas de diversos países e oferecendo soluções para alcançar novos mercados e fechar parcerias. Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: