Exportar para o mercado chinês? Fique por dentro do desempenho com o gigante asiático no último ano

Qual a importância da China hoje?

Com o avanço e crescimento da economia chinesa, têm se aprofundado também o avanço em cooperação econômica entre o Brasil e o país asiático. A importância da China hoje se dá por conta demanda chinesa por commodities e bens primários de produção, o que colocou o Brasil como um parceiro estratégico na América do Sul, ao mesmo tempo que o Brasil se beneficia de bens processados por um preço mais baixo. 

Portanto, a B2BAcademy explora neste artigo os detalhes que marcam essa relação, levando em consideração aspectos do mercado de exportações e importações bem como seus principais destaques, utilizando dados do Comex Vis, plataforma do MIDIC.

 

Como ficou a balança comercial Brasil-China?

Em balanço, no ano de 2021, a China foi responsável por 31,3% das exportações brasileiras, com um montante de 87.907,9 milhões de dólares em receita, este número representa um aumento de 31,3% em relação ao ano de 2020. O país ocupou o 1º lugar no ranking de destinos de exportações brasileiras.

Em relação à importações, o Brasil importou 47.650,9 milhões de dólares em receita da China. O número representa um valor de 21,7% no total de importações brasileiras e ocupa o também primeiro lugar no ranking de destinos de importações.  Esse número representa um crescimento de 37% em relação ao ano de 2020.

O valor corrente, ou seja, a soma das transações entre exportações e importações ficou no valor de 135.558,9 milhões de dólares, aumento de 32,2% do total de 2020. Com isso, pode-se confirmar que a balança comercial (diferença entre o valor das exportações - o valor de importações) fechou em superávit, de 40.257 milhões, um saldo positivo para a balança brasileira.

 

Quais os produtos mais exportados para a China?

Em relação aos produtos que mais se destacaram nas dinâmicas de exportação brasileiras para a China, destacam-se:

  • Minério de ferro, que representou 33% do valor das exportações, movimentando 28,8 bilhões de dólares em valor FOB.

  • Soja, que representou 31%, movimentando 27,2 bilhões de dólares em valor FOB.

  • Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus, com 16% de participação e 14,3 bilhões de dólares em valor FOB.

 

E os importados?

De acordo com o ComexVis, se destacaram:

  • Equipamentos de telecomunicações, com 10% de participação e 4,9 bilhões de dólares em valor FOB.

  • Válvulas e tubos termiônicas de cátodo frio ou foto-cátodo com 8,1% de participação e 3,9 bilhões de dólares em valor FOB.

  • Compostos organo-inorgânicos, compostos heterocílios, ácidos nucléicos e seus sais e sulfonamidas, com participação de 5,1% e 2,4 bilhões em valor FOB.

 

Quais as expectativas para 2022?

Para 2022 as expectativas são positivas e os números já são animadores. As exportações registraram um crescimento de 6,6% em relação ao período de janeiro-abril de 2021, com um montante de quase 29.130 milhões de dólares, mantendo a China como líder no ranking de exportações brasileiras. Os produtos que se destacam são: soja, óleos brutos e minério de ferro. Sem dúvidas apontam para um ano de crescimento exponencial, onde as oportunidades para empresas brasileiras que desejam acessar o mercado chinês estarão com potencial para conseguir realizar este processo!

É importante, no entanto, que o processo seja acompanhado de uma boa ferramenta de suporte que já conte com experiência e que seja um parceiro nos processos de internacionalização. Por esse motivo, a B2Brazil, já conta com uma plataforma completa que pode ajudar sua empresa a conseguir contatos e negociar com todo o mundo!

 

Oportunidades internacionais

Nosso marketplace fomenta negócios B2B, conectando mais de 200 mil empresas e oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais.

Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: