Documentos para exportação: quais são?

post

A internacionalização é o objetivo de muitas empresas brasileiras, já que o mercado internacional pode trazer oportunidades de crescimento e estabilidade. Para tanto é preciso planejamento, pois a exportação exige documentos e certificados diversos durante todo o processo com o objetivo de aumentar a segurança das partes envolvidas. 

Alguns dos principais documentos para o exportador são:

- Fatura Proforma: é o documento emitido pelo exportador e demonstra o preço e a intenção de compra do importador. Usualmente contém informações como condições comerciais, mercadoria e quantidade, incoterms, preços, local e prazo de entrega, entre outros.

- Fatura Comercial (Invoice): a invoice formaliza a negociação e é utilizada como declaração aduaneira, neste momento já é possível iniciar todo o planejamento logístico. 

- Packing List: descreve individualmente os volumes e conteúdo das embalagens transportadas, ou seja, auxilia no controle de cargas através da facilitação da identificação e conferência dos itens.

- Conhecimento de Embarque: documento emitido pela transportadora e atua como prova do contrato de transporte da mercadoria.

- Certificado de Origem: comprova a origem da mercadoria, geralmente é emitido para embarques a países com acordos comerciais com o Brasil e pode garantir isenção ou redução do imposto de importação.

- DU-E: registra a operação permitindo controle governamental sobre a área comercial, fiscal, aduaneira e cambial.

- Contrato de câmbio: formaliza a troca de moeda estrangeira pela moeda nacional.

As empresas interessadas na exportação primeiramente devem analisar o mercado alvo, o produto oferecido que pode ser modificado dependendo do padrão de consumo do país para o qual a empresa tem interesse de exportar, sua precificação e o impacto do processo de exportação dentro da própria empresa. 

Para garantir que as negociações com o exterior não sejam fonte de problemas e prejuízos é necessário se organizar. É preciso estudar e conhecer os processos da exportação, além disso, a ferramenta de checklist pode ser útil para diminuir a incidência de erros devido a faltas de documentos. 

Pensando em auxiliar as empresas que estão interessadas em se inserir no mercado internacional a B2Brazil criou o B2B TradeCenter, um canal offline especializado em efetivar negócios para as Pequenas e Médias empresas, oferencendo soluções referentes a operação e logística, suporte comercial, FDA, entre outros. Quer saber mais? Clique aqui para saber mais!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: