Digitalização de processos na logística mundial


A transformação digital possibilita a integração de processos e ajuda na gestão de empresas de todos os setores, atualizando seus processos e criando novos nichos de mercado, e com a área da logística mundial não podia ser diferente. Para aqueles que querem manter altos níveis de competitividade no mercado vigente, a digitalização de processos logísticos ao redor do globo é uma realidade para a qual não há escapatória.

Uma vez que a logística é uma instância do comércio internacional que lida, principalmente, com o planejamento de rotas, gestão de frotas, estoques, entregas e até negociações, o seu bom funcionamento depende de muitos dados, detalhes e estatísticas. Por esse ângulo, nos processos da logística mundial já é muito comum encontrar algumas soluções digitais cujo objetivo é dinamizar e acelerar ações, como o uso de softwares para automatizar a auditoria dos pagamentos do frete, sensores de carga, plataformas online, sistemas de gerenciamento, entre outras.

A cada dia mais novas soluções surgem, afinal a perspectiva futura para a logística é muito promissora. Por exemplo, de acordo com o relatório Digital operations study for energy de 2019, realizado pela consultoria PwC, em virtude da digitalização, os custos de transporte deverão reduzir em até 47% até o final de 2030. Todavia, é importante frisar que para colher os melhores frutos desta modernização é necessário se planejar estrategicamente.

 

Benefícios da digitalização na logística mundial  

A desmaterialização e digitalização dos processos logísticos abriram portas para diversas vantagens competitivas que se traduzem em maior produtividade e lucro. Listamos algumas delas abaixo: 

  • Automatizar e otimizar tarefas a fim de facilitar as rotinas

  • Ganhos de eficiência: por meio de processos digitalizados e dos avanços das capacidades computacionais, é possível se produzir mais com menos, facilitando procedimentos. 

  • Economia de custos, recursos e tempo: a automatização e padronização oferecidas pela digitalização permitem que se utilize menos recursos e menos tempo nos processos de logística. Por exemplo, ao se tratar de documentos indispensáveis para a importação ou exportação, como a declaração única de exportação, podemos agilizar o processo de emissão e checagem pelos meios digitais, poupando tempo e dinheiro; 

  • Mais segurança e transparência, garantindo que os processos sejam controlados e ágeis

  • Demanda por novos profissionais: mesmo que certas funções vão desaparecendo naturalmente, outras como especialistas de dados e programadores ganham cada vez mais destaque. 

 

Digitalização x Pessoas

Embora o processo de digitalização e modernização ocasione no abandono de algumas profissões, não se pode dizer que ela leva ao descolamento do trabalho humano. Atualmente, o cliente é o centro do novo molde da digitalização, visto que o principal foco das empresas tem passado a ser garantir o melhor serviço do mercado. Dessa forma, pensar em estratégias, ideias e soluções nesse sentido demanda o caráter subjetivo e criativo da mente humana. No fim, trata-se de delegar ações repetitivas, perigosas e corriqueiras às máquinas, enquanto pessoas ficam destinadas a resolver problemas, visualizar o futuro e, assim, criar estratégias. 

 

Como implementar a digitalização da logística no meu negócio? 

Agora que você está à par dos benefícios e inevitabilidade da digitalização nos processos da logística mundial, veja abaixo algumas dicas para você e a sua empresa também fazerem parte dessa modernização: 

  • Implementar a inteligência artificial (IA) no seu relacionamento com os clientes, criando, por exemplo, um chat automatizado;

  • Aplicar o big data na manutenção de grande volumes de dados, usando-o para encontrar acertos e falhas na operação;

  • Usar o ML (Machine Learning), combinado com a IA e o big data, para ter insights estratégicos e melhorar o seu negócio 

  • Empregar o IoT (Internet das Coisas) na gestão do seu armazém;

 

Lembre-se que para esses e mais instrumentos tecnológicos terem efeito, é necessário que sejam bem pensados e aplicados em todas as etapas da cadeia de produção. 

 

Conclusão 

O cenário da pandemia da COVID-19 e suas medidas de distanciamento social, enfatizaram a importância da logística e aceleraram a digitalização. Sabemos hoje que o caminho em direção a competitividade perpassa inevitavelmente a formulação e implementação de soluções inovadoras, colaborativas e ágeis. É por isso que o sucesso das empresas depende - e vai depender - de como elas conseguem repensar os seus processos, aplicando a tecnologia, para entregar um produto ou serviço de qualidade de forma simples e ágil. 

A B2Brazil também não está de fora do fenômeno da digitalização na logística global. Buscando trazer novas soluções práticas, facilitadoras e inovadoras para os nossos clientes, criamos a B2BFreight, uma plataforma de cotação de fretes online com a tecnologia da Shipa Freight. Por meio dela, você pode cotar, reservar, pagar e rastrear os seus embarques de forma 100% online. Nossa expertise digital garante que o transporte de cargas internacionais nunca foi tão fácil e seguro! 

Não perca tempo, acesse o B2BFreight e faça já a sua cotação!
 

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: