Desafios e oportunidades internacionais para os cosméticos brasileiros

A área de cosméticos e perfumaria têm crescido muito no Brasil, para além das grandes marcas como a Natura. Pequenas e médias empresas de cosméticos estão tomando seu espaço no mercado brasileiro, mas mais que isso, miram suas vendas para fora do país, buscando a exportação de seus produtos. 

Ainda que geralmente o Brasil não esteja entre os principais países do setor, há uma diferença reconhecida internacionalmente: o papel da biodiversidade nacional na produção de cosméticos. O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, englobando em seu território seis biomas diferentes. A variedade na matéria prima oferecida, os insumos de nossa biodiversidade, sem dúvidas é um item a destacar, que aumenta a competitividade de nossos produtos.

O mercado de cosméticos naturais tem crescido já há alguns anos e tende a continuar crescendo cada vez mais. Este movimento se dá por uma preocupação atual, especialmente das novas gerações, com os ingredientes usados nos produtos que são consumidos. No mercado de cosméticos, isso envolve tanto os impactos ambientais que os ingredientes usados podem trazer quanto a preocupação com o que entrará em contato direto com a pele de quem consome.

Customização baseada nos Países de Destino
Segundo o Caderno de Tendências #2019-2020 realizado pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - e pela ABIHPEC, as diversas crenças e religiões de cada país são fatores que fazem parte dos valores pessoais e, consequentemente, influenciam na customização dos cosméticos.

Segundo o apontamento do Instituto Nielsen Índia, no mercado indiano de cuidados pessoais, por exemplo, 41% desses produtos são representados pelos herbais e ayurvédicos - palavra baseada em Ayurveda: uma das ciências antigas da Saúde e Medicina.

O Mercado Global de Cosméticos e o Diferencial Brasileiro
Para o comércio exterior, não há uma diferenciação explícita entre cosméticos sintéticos e naturais. Ainda assim, é relevante analisar os dados do setor. Para produtos de beleza, de maquiagem ou cuidados da pele, o Brasil é o 41º país em exportações, tendo comercializado o valor de mais de 91 milhões em 2019.

Os primeiros cinco países nesse setor são: França, Cingapura, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, respectivamente. Já nas exportações brasileiras, especificamente para cremes de beleza, cremes nutritivos e loções tônicas, os principais países de destino foram latino americanos: Argentina, México, Colômbia, Chile e Peru, respectivamente.

Além disso, marcas brasileiras que exportam para o Oriente Médio se preocupam em produzir cosméticos halal, ou seja, de acordo com as regras do islã. Desse modo, há até mesmo a Certificação Halal, a qual atesta que uma agência controlada pelo governo e/ou uma organização islâmica reconhecida certificou a aptidão da indústria em praticar os procedimentos Halal. Isso quer dizer estar apto a produzir, armazenar e comercializar produtos destinados aos consumidores muçulmanos e também certifica que a empresa, o processo e os produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica. Outro fator que deve ser considerado sobre este mercado promissor é que grande parte da população da União Europeia é composta por muçulmanos, sendo um público muito presente em todo o globo e não somente no Oriente Médio, como muitos pensam.

Quer Exportar?
Neste último ano marcado pelas restrições de mercados e fronteiras fechadas, a indústria brasileira de cosméticos cresceu no mercado doméstico mas também, depois de muitos anos, registrou um superávit na balança comercial.

Os países da América Latina estão entre os 15 principais mercados de destino, com 79,3% do total das exportações. A Argentina lidera o ranking, seguida de Chile e México. Destacam-se também Estados Unidos, Colômbia, Portugal e Egito. Entre os consumidores árabes, 15% já compraram algum produto brasileiro de beleza e cuidado pessoal e 45% disse que compraria, segundo a Câmara Árabe, o que mostra um bom espaço para crescimento.

Oferecemos diversas soluções para pequenas e médias empresas que querem exportar, com destaque para o Exporta Mais Cosméticos, desenvolvido com o objetivo de auxiliar em todo o processo de internacionalização, desde a promoção de seu produto até o fechamento das vendas internacionais, sempre com suporte especializado.

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