Da origem ao destino do percurso da carga

O transporte internacional é definido como o deslocamento da mercadoria do local de produção ou armazenamento até o local combinado junto ao comprador. A escolha da modalidade de transporte adequada precisa levar em consideração os locais de embarque e desembarque, disponibilidade da carga, peso, validade da mercadoria, prazo de entrega e custos.  

Percurso do Transporte Internacional

O percurso da mercadoria, usualmente, ocorre da seguinte forma:

  1. Local de Origem

  2. Transporte Interno Nacional

  3. Alfândega do Vendedor

  4. Terminal Internacional de Origem

  5. Terminal Internacional de Destino

  6. Alfândega do Comprador

  7. Transporte Interno Internacional

  8. Local de Destino

Escolher a rota do percurso é de vital importância e devem ser consideradas a segurança da carga, os prazos de entrega, a menor distancia possível para transporte e o menor custo operacional.

Para facilitar o processo e trazer praticidade aos clientes a B2Brazil através de uma parceria com a Shipa Freight criou a B2B Freight, uma plataforma de logística global criada para permitir que empresas brasileiras cotem e reservem fretes e serviços logísticos online. Para saber mais, clique aqui!

Modais aéreo e marítimo 

O transporte aéreo é feito com base nas normas da International Air Transport Association (IATA), suas principais vantagens são a velocidade, competitividade, segurança, melhor manuseio da carga e grande capacidade de alcance de diferentes mercados, já as desvantagens são relativas a restrição de volumes, impossibilidade do transporte de produtos a granel, alto valor das tarifas aéreas não possibilita o transporte de produtos com baixo custo unitário e restrições com relação ao transporte de produtos considerados perigosos.

Os procedimentos para o transporte aéreo seria negociação, credenciamento, preparação da documentação, chegada da carga ao aeroporto, recebimento da carga, presença de carga, entrega de documentação à Receita Federal, conferência aduaneira, armazenagem de carga, paletização e, por fim, confirmação de embarque.

Por sua vez, o transporte marítimo apresenta como vantagens a maior capacidade de carga, o baixo custo, poucas restrições com relação ao conteúdo da carga e a continuidade das operações por ser menos suscetível a intemperes climáticas. As desvantagens são a acessibilidade (proximidade com portos), custos de embalagem, velocidade e congestionamento nos portos.

Os procedimentos para embarque no transporte marítimo envolvem a escolha do porto, escolha do terminal de carga utilizado, escolha do despachante, cadastro e atualização do sistema interno, formalização da reserva do embarque, retirada da carga, recebimento da carga no terminal, tratamento da carga, procedimentos relativos a documentação antes do embarque, embarque, confirmação de embarque e, por fim, é importante fazer o follow-up, ou seja, o acompanhamento do envio.

Transporte Multimodal e Intermodal

Esses termos referem-se a operações realizadas por mais de um modal de transporte, ou seja, o trajeto até o destino final passa por meios de transporte diferentes. 

O transporte multimodal se caracteriza pela utilização de dois mais modais de transporte (aéreo, marítimo, rodoviário, ferroviário, etc) no qual toda operação é coberta por apenas um documento fiscal, o CTMC – Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas – essa modalidade é muito comum no caso do transporte de commodities. Já o transporte intermodal também utiliza dois ou mais meios de transporte, porém são emitidos documentos diferentes a cada operação, ou seja, cada vez que há mudança de modal um novo contrato entra em vigência, esse tipo de transporte tem como objetivo minimizar os custos de cada operação para a empresa. 

A escolha da modalidade mais vantajosa vai depender de cada localidade e os custos disponíveis para a operação. 

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 195 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais. Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: