Como identificar um mercado em potencial

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Conhecer a melhor forma de penetrar em um mercado é um pré-requisito para o sucesso do seu negócio. Por isso, daremos algumas dicas para identificar um mercado em potencial com maior precisão. 

Como identificar um mercado em potencial?

1. CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Identificar um mercado em potencial é conhecer quais as principais características, interesses e necessidades das pessoas que frequentam aquele potencial mercado e alinhar com o público-alvo do seu negócio. 

Vale avaliar projeções econômicas, sociais e demográficas daquele mercado. Saber desses aspectos, a primeira vista pode parecer não prioritário, mas, na verdade, esses dados previnem de tomar uma decisão imprecisa sobre a penetração da marca no país ou região.                                 

2. IDENTIFIQUE OPORTUNIDADES 

Ao realizar uma análise de mercado, é possível captar quais os benefícios de comercializar produtos naquele país ou região. Grandes empresas captam um espaço dentro de um segmento amplamente disputado para fornecer um diferencial competitivo com altíssimo valor agregado. 

Para buscar novos mercados, é fundamental atentar-se para quais soluções ainda podem ser colocadas no mercado em potencial. Os hábitos (ver item 1) e “dores” da população local devem ser considerados, pois, isso pode render ideias frutíferas no planejamento do seu negócio em novos locais. 

Um grande exemplo disso é a Uber, ao materializar uma ideia simples, atendendo a uma demanda que em um cenário de superlotação urbana, alta nos gastos de compra, utilização e manutenção de mobiliário urbano, associado a uma maior consciência coletiva sobre o meio ambiente, com um aplicativo que conecta motoristas e passageiros e inovar no segmento de mobilidade urbana.

3. RETENHA SEUS CLIENTES

De nada adianta identificar novos e promissores mercados, sem conquistar os clientes que impulsionaram seu crescimento. Em outras palavras, somente dê o passo seguinte convicto de que o anterior foi bem-dado.

A frase de Katherine Barchetti “Faça um cliente, e não uma venda” se aplica assertivamente ao observar que se tratando de empresas de qualquer setor, os mais valiosos itens a longo prazo são o relacionamento e imagem que a empresa possui.

Para isso, conheça e aplique ações para as atuais demandas de seus clientes. Saiba o que cada departamento pode promover para aumentar a experiência do produto ou serviço prestado. Igualmente importante: invista em marketing digital. A presença online é uma ferramenta poderosa para retenção e fidelização de clientes. 

4. SAIBA QUEM SÃO OS CLIENTES DOS SEUS CONCORRENTES

Para gerar um serviço ou produto relevante (e se possível, inovador) você precisa saber o que está disponível no mercado. Por isso, é primordial que conheça a solução que a sua concorrência oferece. 

Compreenda o cenário na totalidade, entenda quais são as dores e desejos do cliente, o que o motiva, em qual aspecto você poderia oferecer uma solução melhor do que o que ele já acessa.

Valide a amplitude da presença dos concorrentes, se o produto é bem aceito naquele mercado, se há tendência para os próximos meses, de que forma aquele serviço se relaciona com o público, custo-benefício, parcerias firmadas e outros pontos que julgar necessário para saber com quem você está concorrendo. A equipe de Marketing, feiras de negócio virtuais e outros canais de networking te ajudarão a fornecer mais dados para saber se aquele local é o alvo certo para o seu produto. 

5. OTIMIZE SEU TEMPO AO CENTRALIZAR O CONTATO A DIVERSAS EMPRESAS DO SEU NICHO EM UM SÓ LUGAR 

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