Como funcionam os processos portuários?

post

Estrutura e impacto no processo logístico 

Os portos brasileiros possuem dois fatores limitantes de potencial, a burocracia e a estrutura dos seus portos. O pouco investimento em infraestrutura – pouco mais de 2% do PIB nos últimos 20 anos – comprometeu a logística dos transportes no país. Sendo assim, um investimento em infraestrutura visando facilitar o contato entre os portos e outros meios de transporte (ferroviário, fluvial e rodoviário) e reduzir os custos finais é necessário, já que a logística dos portos influencia na indústria nacional e interfere no fluxo de mercadorias do comércio internacional. 

Um possível paliativo para os problemas brasileiros pode ser a navegação de cabotagem, segundo o BNDES esse tipo de transporte corresponde a menos de 11% da movimentação brasileira. Além disso, o uso de tecnologia e a automatização de alguns portos poderia beneficiar o modal 

A logística portuária pode ser dividida em três eixos: 

(a) complexo fixo – referente a estrutura portuária física 

(b) administração – diz respeito ao gerenciamento dos portos

(c) operação – eixo responsável pelo trânsito de mercadorias

Para facilitar o processo e trazer praticidade aos clientes a B2Brazil através de uma parceria com a Shipa Freight criou a B2B Freight, uma plataforma de logística global criada para permitir que empresas brasileiras cotem e reservem fretes e serviços logísticos online. Para saber mais, clique aqui!

 

Como funciona: etapas dos processos portuários

É importante salientar que a tecnologia e a inteligência artificial veem sendo implementadas cada vez mais em portos inteligentes pelo mundo, com o objetivo de diminuir gargalos, erros operacionais, prazos e custos.

- Autorização para atracar: a embarcação é liberada par atracar e é organizada junto as demais embarcações para seguir a ordem de atracação.

- Atracação no porto: momento em que o navio encosta no cais auxiliado por rebocadores e profissionais que trabalham no porto. 

- Descarregamento e carregamento das mercadorias: nesta etapa ocorre o descarregamento dos navios através da movimentação e transporte dos contêineres, este processo deve ser rápido com o objetivo de diminuir o tempo que o navio permanece atracado. 

- Acondicionamento dos contêineres: após o descarregamento o contêiner é levado até o pátio do porto.

- Retirada dos contêineres: após a liberação da carga pela Receita Federal, são analisados os documentos para a liberação da carga do porto, após este tramite o contêiner e entregue ao caminhão responsável por retira-lo e seguir por via terrestre até o destino final.

Oportunidades Internacionais

A B2Brazil é um marketplace que fomenta negócios B2B conectando mais de 178 mil empresas, oferecendo soluções para alcançar novos mercados e obter parcerias internacionais. Para fazer seu cadastro, divulgar seus produtos e começar a receber oportunidades de negócios clique aqui!

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: