Acordo Brasil e Chile - Os pequenos passos do novo modelo econômico internacional brasileiro

O novo acordo comercial entre Brasil e Chile, formalizado em Novembro de 2018, tem criado uma esperança por parte de muitos empreendedores e economistas que veem um Brasil ainda conectado e dedicado apenas aos seus aliados do Mercosul. 

Olhando para o momento atual de America do Sul, não há a possibilidade de sentir um ar de incertezas e medos por parte tanto de economistas e empreendedores, como também, por parte dos órgãos governamentais, principalmente quando olhamos para o principal parceiro comercial do Brasil no Continente, a Argentina. Mas quando olhamos para o Chile é possível perceber que mesmo a passos largos o país está seguindo um caminho o tanto quanto diferente, e no momento atual este caminho tem soado o tanto quanto inspirador para seus vizinhos, incluindo o Brasil. 

Com um aumento de 4% no PIB em 2018, sendo o maior em 5 anos, mostra que a política expansionista e a abertura do mercado tem dado muito resultado ao Chile e isso pode refletir em terras Brasileiras se analisarmos como o novo acordo pode ser um pequeno passo para um novo molde econômico de Brasil para com o mercado internacional.  

Com os laços fortalecidos e estreitados com o Chile, o Brasil se aproxima rapidamente da Aliança do Pacífico, podendo futuramente fortalecer as relações com todos os países do bloco e seus aliados. O acordo também mostra como o país vem deixando de priorizar apenas os aliados do Mercosul, mas também se desempenhando em acordos bilaterais com grandes economias de forma que novos acordos com potenciais países seja uma questão de tempo. 

E para as PMEs, uma notícia que pode alegrar, o acordo vai facilitar as negociações e os processos entre PMEs de ambos os países (com o Chile adotando o Certificado de Origem Digital para processos de exportação e importação) não apenas isso, a visibilidade que empresas de ambos os países irão ganhar com os aliados de ambos, e também no mercado internacional pode trazer oportunidades únicas para potenciais negócios. 

Olhar para o novo caminho que o Brasil tem traçado pensando em uma maior participação das empresas brasileiras no mercado internacional é de fato, encorajador. Porém, a entrada do Brasil em novos mercados será desafiador para as empresas brasileiras que terão que se moldar às exigências de segurança e qualidade, ou irão perder grandes oportunidades de crescimento e expansão

Encontre os melhores compradores chilenos na maior plataforma de negócios B2B da América latina, são mais de 60 mil mensagens de negócios geradas por mês. Cadastre-se gratuitamente

Mais Conhecimento

Para encontrar empresas e fazer negócios, visite nosso portal: