O que sua empresa precisa fazer antes de começar a exportar?

Exportar muitas vezes é um dos principais objetivos de empresas que estão em processo de crescimento. Entrar no mercado internacional pode ser uma grande oportunidade de melhorar a receita para muitas empresas, porém, se o processo inicial for mal executado, pode resultar em boas dores de cabeça.

Como já falamos, motivos não faltam para começar a exportar, além da desvalorização do dólar, a abertura de mercado promovida pelo governo entre outros pontos. Mas o que é necessário para uma empresa ingressar no mercado externo de forma correta?

Listamos aqui 5 passos antes de iniciar suas exportações:

 

1 - Saiba se relacionar e negociar

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Quando se trata de trabalhar com o mercado internacional, é comum se deparar com potenciais clientes de países que possuem culturas extremamente diferente da nossa, e isso impacta diretamente na comunicação e principalmente na forma de negociação.

Alguns países possuem processos lentos de negociação, já outros possuem processos rápidos, além disso a forma de comunicação é de extrema importância. Estudar hábitos e costumes de seus potenciais clientes se torna necessário antes de iniciar uma negociação.

Conheça neste artigo tudo que um bom negociador precisa fazer para fechar bons negócios!


 

2 - Logística

Tão importante quanto preparar a produção da sua empresa para atender outros mercados, é necessário trabalhar com os mais diversos serviços logísticos, pois os mesmos podem afetar positivamente no sucesso de suas transações.

Pensando neste tema, o B2Brazil desenvolveu o B2B Freight, plataforma para cotações de frete internacional online de forma descomplicada e desburocratizada. Conheça mais detalhes sobre a digitalização de processos logísticos neste artigo!

 

3- Habilite-se

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Empresas que buscam realizar exportações devem estar habilitadas para utilizar o Siscomex. A habilitação mais conhecida como Radar avalia as empresas que vão iniciar seus processos de exportação. Saiba como se habilitar no Radar clicando aqui.

Caso tenha dificuldades, entre em contato com o B2B Trade Center. Nós possuímos uma equipe especializada que pode te ajudar!


 

4- Tenha certificações

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Alguns segmentos e mercados pedem algumas certificações específicas de qualidade como parte do processo de negociação. Avalie os mercados potenciais para o seu negócio e busque as certificações que irão garantir uma maior confiabilidade por parte de seus clientes.

Novamente, o B2B Trade Center possui parceiros capacitados para auxiliar sua empresa no processo de certificações para mercados específicos, como é o caso do FDA e TTB, para os Estados Unidos.

 

5 - Precificação

Uma das partes mais importantes antes de dar o pontapé inicial em suas exportações é entender o valor do seu produto, fazer uma pesquisa no mercado que quer trabalhar e precificá lo de maneira que garanta a entrada no mercado e seu lucro.

O B2B Academy possui um artigo com dicas para sua precificação de produtos para exportação, além de um curso voltado para o tema, em parceria com a CNI. Conheça nossas soluções!

 

DICA EXTRA - Contatos

Para exportar sua empresa precisa, naturalmente, de compradores. Para isso, o B2Brazil é a solução ideal! 

Nossa plataforma conta com mais de 200,000 empresas registradas trocando mensagens e negociando a todo momento!

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